X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
29/08/2019
SEDETUR participa de evento da FETAG em Canguçu
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), através das regionais Sul e Fronteira realizou na cidade de Canguçu/RS, nos dias 21 e 22 de agosto o 1º Encontro Macrorregionais de Jovens Rurais das cidades que compõem essas regiões.

“Quebrando Paradigmas – Produção de Leite da Fronteira Oeste do RS” foi o tema apresentado pelo engenheiro agrônomo Leonardo Cera, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR), convidada a apresentar os trabalhos desenvolvidos juntamente com outras entidades parceiras e que estão permitindo o crescimento da atividade leiteira no município.

Conforme Leonardo, a maior dificuldade de se consolidar definitivamente a bacia leiteira dá-se por vários motivos, entre eles as distâncias com o mercado consumidor, com as empresas de insumos e com as indústrias processadoras de matéria prima, o que encarece o valor do frete e respectivamente o custo de produção e o menor valor pago pelo litro do leite produzido para os produtores. Outros fatores são a falta de cultura e conhecimento sobre a atividade, onde a pecuária de corte extensiva e a lavoura orizícola predominam na região. No entanto, uma série de ações desenvolvidas nos últimos anos por várias entidades parceiras, tem possibilitado a atividade leiteira se estabelecer na cidade gerando renda e mantendo famílias no campo. Somente no ano de 2018, os produtores de leite de Alegrete entregaram para as indústrias que coletam o produto no município 13,265 milhões de litros de leite, um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior, enquanto o Brasil no mesmo período teve um acréscimo de apenas 0,3%.

O evento contou com a participação do prefeito Vinicius Pegoraro, o qual comentou ser um privilégio sediar este importante evento que trata da capacitação e permanecia dos jovens ligados ao campo. Canguçu é o município com o maior número de minifúndios do Brasil, possuindo cerca de 14 mil propriedades rurais, sendo reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar.

Segundo Jesus Dorneles, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete, entidade que custeou as despesas da delegação alegretense, o evento proporcionou a troca de experiências entre as comissões jovens que integram a regiões sul e fronteira e teve como objetivo preparar e capacitar futuras lideranças que passam contribuir com o desenvolvimento local.

O assessor da Regional Fronteira da FETAG, José Mário Araújo citou a necessidade de incentivar os jovens na busca por capacitação ao mesmo tempo a importância de fomentar a permanecia destes no campo, aplicando os conhecimentos adquiridos e contribuindo para evitar o êxodo rural, um dos principais problemas que afligem o setor primário.

Um dos objetivos da Comissão Jovem do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete é tentar trazer para o município a próxima edição do evento, prevista para acontecer no início do próximo ano e que contemplará toda a metade sul do estado. Conforme o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Alegrete Jesse Trindade Santos, a SEDETUR é parceira para trazer eventos e pessoas para conhecer nosso município, ao mesmo tempo em que movimentam hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, compram lembranças feitas pelos artesãos, consomem churros na praça, entre outros.

DPCom PMA
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19