O prefeito Márcio Amaral participou, na tarde de terça-feira (28) como um dos painelistas do Fórum “Os Desafios Sem Fronteiras: o Alegrete do Futuro”, incluído na programação da 12ª Semana Arrozeira que se realiza no CTG Farroupilha. Organizado pelo Centro Empresarial, Associação dos Arrozeiros e Jornal Expresso Minuano, o encontro propiciou interessante debate sobre os novos caminhos para um futuro de oportunidades para a cidade.
O encontro foi aberto pelo presidente do Centro Empresarial Francisco Pedroso que disse da necessidade de um olhar mais aprofundado sobre esta região que sempre foi esquecida, Defendeu a importância de atrair indústrias para o Município para fomentar o mercado de trabalho e estimular o potencial de desenvolvimento. Foi mediador o empresário e economista Francisco Canibal que abordou a falta de investimentos para a Metade Sul e a necessidade de apostar no potencial da lavoura de arroz.
Em sua participação, o prefeito Márcio Amaral, ao comentar sobre o quanto Alegrete é valorizado fora de seus limites, defendeu maior valorização do que é nosso, nossa cultura e a tradição, e de sermos mais bairristas. Disse do dilema de uma cidade que busca o equilíbrio entre ser conservadora e desenvolvimentista. “É preciso trabalhar as duas coisas, de forma conjunta”, pregou. O prefeito valorizou a presença de sete universidades atuando na cidade pelo impulso que dão ao desenvolvimento. O prefeito situou o município por sua extensão territorial, com 780 mil hectares de uma atividade agropecuária produtiva, inserido no mapa brasileiro da produção leiteira pela excelência do trabalho que realiza o segmento leite e a educação empreendedora nas escolas municipais que agora é lei para estimular o empreendedorismo nas crianças e pré-adolescentes. Valorizou a agroindústria que está vendendo produtos com a marca do Alegrete para todo o país e o estímulo ao turismo através da parceria com a iniciativa privada promovendo o primeiro giro turístico para explorar as belezas naturais do município.
Ao afirmar que “estamos fazendo o dever de casa”, o prefeito Márcio referiu-se ao incentivo à instalação de indústrias com a definição do distrito industrial que já está com seu plano diretor concluído e os primeiros 30 lotes sendo ofertados. São empresas que vão se instalar no DI para absorver essa mão de obra jovem que está saindo da cidade, enfatizou.
Com um PIB acima da média regional, o prefeito reforçou que o futuro de Alegrete está no estímulo às boas iniciativas e há um componente importante nessa construção, a vinda das grandes empresas que deram um plus à atividade econômica. Sobre o transporte aéreo, fundamental para o desenvolvimento, o prefeito Márcio informou que em breve terá notícias positivas da retomada dos voos regionais com escala em Alegrete.
O Programa Líder
O empresário e ex-superintendente do Sebrae, Derly Cunha Fialho, também palestrante no Fórum, focou no Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional – que atinge 43 municípios da Metade Sul onde vivem 1,7 milhão de habitantes e com PIB de R$ 21,9 mil, abaixo da média do Estado que é de R$ 31,9 mil, mesmo sendo a região mais rica do Estado. O programa Líder tem no seu escopo o objetivo de integrar o público, o privado e o terceiro setor, alimentando o sonho de tornar essa região melhor para viver e investir. Para Derly Fialho, o desenvolvimento desta região será feito pelos homens e mulheres daqui, mas se isso não acontecer, outros irão fazê-lo e aí perderemos a oportunidade do protagonismo, vendo a riqueza passar para outras mãos, alertou.
O último painelista, empresário Breno Pinheiro Prates, ex-dirigente da Associação Comercial e Industrial, Associação dos Arrozeiros e Federarroz, abordou a expansão da lavoura arrozeira nos anos 70 e 80 e a chegada das grandes redes nos anos 90 que mudaram o perfil econômico da cidade. Breno defendeu uma maior aproximação de Alegrete com Israel, no sentido de prospectar recursos e tecnologias e aproveitar o carinho dos israelenses para com nossa cidade em função de Oswaldo Aranha.
O Fórum Desafios Sem Fronteiras – o Alegrete Futuro ampliou o debate sobre os caminhos que a cidade deve tomar na busca do desenvolvimento econômico, educacional, cultural e social.
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.