X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
06/05/2019
Prefeitura publica edital para implantação da coleta seletiva
Na última sexta-feira (03), foi publicado o edital de chamamento para habilitação de associação ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis. O edital foi elaborado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Procuradoria Geral do Município, procurando atender recomendações e legislações vigentes que tratam de coleta seletiva.

Inicialmente, a coleta de materiais recicláveis será realizada no Centro, Cidade Alta e bairro Capão do Angico, posteriormente as áreas serão ampliadas, com prévia comunicação do setor responsável à associação/cooperativa vencedora.

Para o prefeito Márcio Amaral, o edital vem ao encontro de uma das metas do planejamento na área de meio ambiente, que é reduzir o volume de rejeitos de resíduos sólidos urbano e também criar uma consciência de que precisamos aumentar o índice de reciclagem destes resíduos. Além disso, tem a questão do melhor rendimento de quem irá realizar este serviço, no caso as associações/cooperativas de catadores. “Muitas pessoas já separam seus resíduos em casa, porém ficam frustrados por não ter a coleta separada, então daqui a alguns dias teremos essa coleta. Já adquirimos o caminhão e contentores de resíduos que serão entregues a comunidade ainda este mês. Sabemos que há muito o que fazer, mas temos que iniciar, mesmo que tenha demorado um pouco”.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, ressalta que é o início de um grande projeto, porém para funcionar corretamente, é fundamental a conscientização e participação da população, que deve separar seus resíduos já no interior da residência, utilizando duas lixeiras, uma para orgânico e rejeitos e outra para recicláveis, papel e embalagens em geral como: papelão, plástico, latas, caixas de leite, vidros e garrafas pet. “Iniciaremos dentro dos próximos dias um trabalho de divulgação e conscientização da população, com palestras, visitação de porta em porta, além das mídias locais”.

O secretário de Infraestrutura Jetter Danzer de Souza, diz que além da questão ambiental, a coleta seletiva vai ajudar a diminuir o volume da coleta da coleta de lixo que vai para o aterro.

O edital encontra-se no site da Prefeitura de Alegrete, no endereço: https://www.alegrete.rs.gov.br, na aba licitações.

DPCom PMA
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias