X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
05/02/2019
Prefeito Márcio Amaral diz que a Campereada é espaço de valorização da cultura gaúcha
O prefeito Márcio Fonseca do Amaral participou, na noite de segunda-feira (4), no Parque de Exposições Lauro Dornelles, da festa de abertura da 40. Campereada Internacional de Alegrete. O evento, que congrega CTGs e piquetes da Município e representações de fora da cidade, começou no dia 2 vai até o dia 10 de fevereiro, com a realização de provas campeiras, artísticas, mostra do artesanato e a culinária campeira.

A chama da Campereada, acesa no Museu do Gaúcho, do subdistrito de Vasco Alves, foi recebida pelo prefeito Márcio, pelo coordenador da Campereada e presidente da Câmara Municipal, Cléo Severo Trindade e pela coordenadora da 4. Região Tradicionalista Ilva Goulart.

Ao fazer seu pronunciamento na abertura oficial, o prefeito disse que a Campereada Internacional de Alegrete não é uma festa aventureira, mas um evento completo porque traz consigo o forte apelo de nossos costumes e tradições: o gado, o cavalo, o artesanato e a nossa culinária. Em nome do Executivo, parabenizou os organizadores e todas as pessoas que se envolvem, de forma voluntária. Para o prefeito, a Campereada é um evento que não pode parar para não perder espaço como a cultura gaúcha vem perdendo pela influência cultural externa. Esse evento tem o forte apelo de valorização da identidade gaúcha porque foi nessas paragens que tudo começou, a pecuária iniciou por aqui e o gaúcho nada mais é do que a interação da atividade campeira, acrescentou.

O prefeito fez referências elogiosas ao casal Quirino e Santa Brandolt, homenageados especiais da Campereada, citando-os como baluarte do tradicionalismo. E homenageou os domadores na pessoa do tradicionalista Gregório Bagesteiro. Agradeceu a carinhosa homenagem à prefeita Cleni Paz da Silva e disse do apreço que ela sempre demonstrou pelo tradicionalismo pois foi patroa de CTG e prefeita da cidade deixando um legado para o nosso Alegrete. Cumprimentou o presidente Edi Mendonça, do Sindicato Rural, pela beleza do Parque de Exposições o que é motivo de referências elogiosas de pessoas de outras cidades que visitam o local.

Ao final, Informou o prefeito que a cidade viveu recentemente o drama das enchentes, o Efipan teve de ser transferido para o mês de julho, mas que a Campereada está acontecendo. “Estamos fazendo uma operação de limpeza na cidade e nem se fala dos prejuízos causados pelas enchentes. Nosso reconhecimento à Defesa Civil do Estado e o apoio das mais diferentes entidades, instituições e dos verdadeiros heróis anônimos que emprestaram a sua colaboração num momento tão difícil para todos nós”, concluiu.
Márcio Amaral ouviu com atenção a coordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Ilva Goulart, dizer que a Campereada venceu etapas, superou dificuldades e é uma página de história construída pelo trabalho de cada um. Do coordenador Cléo Trindade, o prefeito ouviu o agradecimento pelo apoio do Município e sua equipe e que a Campereada é o evento mais completo do Estado pois agrega o segmento campeiro, artístico, artesanato e culinária.E, como contrapartida social, o apoio para a APAE.

Ao final, o momento de fé com a introdução da imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida, carregada pela prenda Mariana Soares e a bênção do Padre Vanderlei Almeida, invocando a proteção de Deus a todos os participantes do evento.

Acompanharam o prefeito na abertura da Campereada os secretários, Marcia Dornelles, Iara Caferatti, Gabriella Segabinazi, Jesse Trindade dos Santos e Daniel Gindri.

Departamento de Comunicação - PMA
Por: Alair Almeida
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias