O relato apresentado através das secretarias municipais e de cada equipe envolvida no trabalho de atendimento aos atingidos pelas enchentes, mostra a extensão dos danos causados e os encaminhamentos para minimizar a situação. Realizada nesta quarta-feira, ao final da tarde, a reunião foi coordenada pela secretária Iara Caferatti, da Promoção e Desenvolvimento Social(o prefeito Márcio Amaral estava em outro compromisso),e teve lugar no salão vermelho do Palácio Ruy Ramos.
O secretário de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade dos Santos informou sobre reunião do prefeito Márcio, na tarde da quarta-feira, no Centro Administrativo, com os secretários municipais em que solicitou de cada secretaria relatório dos prejuízos causados pelas enchentes e que servirá de subsídio a uma agenda que o prefeito cumprirá em Brasília, na próxima semana, em busca de recursos para o Município.
Hora de Retirar os Entulhos
O secretário de Infraestrutura, Jetter Danzer de Souza, informou sobre as providências de suas equipes na retirada dos entulhos das ruas, derivados das enchentes, e que a Secretaria já está quantificando os prejuízos nos locais afetados.
Por parte da Educação, a secretária Marcia Dornelles relatou que, devido às enxurradas, algumas escolas municipais terão o início de suas atividades letivas adiado. E sobre o esporte e lazer, a secretária Marcia informou que, no mais breve tempo possível, será feita a avaliação dos estragos no Estádio Municipal Farroupilha.
Paulo Salbego, secretário de Planejamento e Orçamento, informou que a Câmara Municipal aprovou a autorização para que a Prefeitura venha a contrair empréstimo com a Caixa Econômica Federal para aquisição de máquinas e obras viárias.
Saúde Alerta Sobre Riscos Pós Enchentes
Com relação à secretaria de Saúde, a secretária Bianca Casarotto destacou que o ônibus da saúde do município continua a deslocar-se até os bairros afetados pela enchente para prestar auxílio. Quanto à UPA, o atendimento continuará sendo prestado junto ao ambulatório da Santa Casa de Caridade, até a restauração do prédio afetado pela enxurrada. A secretária Bianca alertou também sobre os riscos do retorno às casas quanto à presença dos animais peçonhentos. É preciso ter muito cuidado, assim como o contato ou consumo de água das enchentes.
A secretária do Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi informou sobre reunião realizada junto às secretarias de Agricultura e da Infraestrutura em que o assunto tratado foi a respeito da isenção da taxa da licença de operação de cascalheiras. E reforçou a secretária sobre a próxima data de recolhimento dos eletroeletrônicos na cidade que será no dia 18 de janeiro. Mais informações serão prestadas pela secretaria.
Presente na reunião, o pastor Landerson Serpa, da Igreja Adventista, relatou que foi normalizada a situação dos atendimentos da carreta da ADRA, que é da limpeza das roupas dos atingidos pelas enchentes e também do fornecimento das refeições.
De parte do Exército, as ações de manutenção, abastecimento de água e de engenharia. Em relação à Defesa Civil do Estado, a tenente Sílvia informou da entrega dos Kits enviados pelo Estado.
A Vistoria nas Casas
A coordenadora municpal da Defesa Civil, Maysa Moreira aproveitou para relatar que no próximo sábado, dia 19, a equipe da Defesa Civil dará início à vistoria das áreas atingidas pela enchente já com vistas ao retorno das famílias as suas residências.
O secretário de Agricultura, Daniel Gindri projetou as perdas na produção do município que já ultrapassam R$ 57 milhões, sendo o maior prejuízo na lavoura de arroz beirando os R$ 40 milhões.
A liberação da Ponte
O secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira, informou sobre a reabertura da ponte Borges de Medeiros e aproveitou para esclarecer que a ponte não foi interditada, mas sim fechada por questão de segurança pelo fato de que vias de acesso como a avenida Alexandre Lisboa e a avenida Eurípedes Brasil Milano em alguns trechos estavam submersas.
O prefeito Márcio Amaral estará na próxima quarta-feira em Brasília para contatos junto aos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Regional e de Infraestrutura em busca de recursos diante dos prejuízos que o Município sofreu com as enchentes.
Departamento de Comunicação - PMA
Por: Alair Almeida
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.