X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
14/11/2018
Gestão inovadora da Prefeita Cleni Paz garante pelo segundo ano consecutivo o prêmio "Projeto Inovador"
Pelo segundo ano consecutivo, Alegrete ganha o prêmio ‘Projeto Inovador’ do Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, pela iniciativa inscrita do Chimarródromo Sustentável. A entrega será durante a realização do Congresso, nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Campo Bom, em reconhecimento ao esforço e investimento da administração. O objetivo do prêmio é de incentivo aos gestores inovadores que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e de resultados positivismo para a gestão pública e a vida dos cidadãos.

O município vem se destacando, a cada ano, como polo inovador e tecnológico da Metade Sul, concorrendo com cidades de todo o Estado O prêmio está sendo considerado mais do que merecido, gratificando todo o esforço empreendido pela busca do melhor.

Empreendimento Sustentável

O projeto premiado da Secretaria de Infraestrutura foi o Chimarródromo Sustentável, idealizado pela engenheira eletricista e atual diretora da Iluminação Pública, Nathalie de Oliveira Lunardi. Em agosto do ano passado, o projeto foi apresentado para a prefeita Cleni Paz, ganhando novo formato pelas mãos do engenheiro civil Huillian Severo que também projetou a estrutura de madeira e realizou a projeto em 3D.

Neste ano, o projeto teve sua estrutura remodelada e a iniciativa privada uniram-se para a sua execução no Parque Ruy Ramos. As empresas Madeireira Linden (que entrará com a montagem da estrutura em madeira) e a Esco GD (que fornecerá a instalação do sistema solar fotovoltaico) juntamente com a Prefeitura, é as principais realizadoras.

A Compensação de Energia

O apelo tecnológico e o sistema solar fotovoltaico fizeram a diferença para que a Administração Municipal ganhasse a premiação, tendo em vista que a energia gerada fará parte da compensação da energia consumida pela ‘quentinha’ utilizada para aquecer a água do chimarrão. Um dos principais resultados a serem obtidos é o maior aproveitamento do espaço público do parque, aliado ao hábito saudável do consumo de chimarrão, incentivando a visitação ao local.

O secretário de Infraestrutura, Jetter Souza, destaca a importância do uso de novas tecnologias, aliadas ao bem estar social, investidas em infraestrutura tecnológica e de lazer. O projeto contempla a acessibilidade, respeitando as normas da NBR 9050, que são os direitos garantidos a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

Departamento de Comunicação – PMA
Por: Alair Almeida – Assessor de Comunicação PMA
Crédito de Imagem: Desenhista Dominique de Moura Jank, projetista civil e 3D; engenheiro Huillian Severo e engenheira eletricista Nathalie Lunardi
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias