X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
24/10/2018
Cerest Oeste promove curso para motociclistas com orientações sobre saúde e segurança
O Curso promovido pelo Cerest Oeste e Secretaria de Saúde do Município, para qualificação dos motociclistas profissionais, realizado no Centro Administrativo Municipal, reuniu dezenas de motoboys que durante três horas receberam orientações sobre trânsito seguro, direção defensiva e cuidados com a saúde, assim como esclarecimento sobre seguro e previdência.

Foram ao todo quatro palestras esclarecedoras aos motociclistas que interagiram fazendo muitas perguntas para dirimirem dúvidas. O presidente do Sindimotos/RS, engenheiro de trânsito Walter Ferreira da Silva, dialogou com os motociclistas e relatou sua experiência na profissão. Disse que a vida tem o preço do veículo que você possui, pelos atos que você comete no trânsito.

Ensinou também o palestrante que aqueles que pensam que são bons pilotos na verdade não sabem nada se não fizeram um curso de aperfeiçoamento. Que os motociclistas precisam ter consciência de que a moto não é perigosa, ela não mata. São pessoas que matam as pessoas. E fez severa crítica aos que cometem imprudência no trânsito.

O palestrante apresentou vídeos impactantes sobre frenagem, uso do celular ao dirigir e os perigos de pilotar na chuva.

Marcelo Nunes, Pilotagem Defensiva

O guarda municipal e instrutor de trânsito, Marcelo Aurélio Nunes fez uma exposição esclarecedora sobre pilotagem defensiva. Tudo é uma questão de comportamento. Enumerou que as principais causas de acidentes são a negligência que é o descuido; a imprudência que pode se chamar de precipitação e a imperícia que é a falta de habilidade.

Relatou dados estatísticos sobre o trânsito de Alegrete. Afirmou Marcelo que o período de 15 a 29 de dezembro é o que apresenta o maior índice de acidentes de moto. Até 31 de agosto, foram registrados 116 acidentes. No ano passado, mais de 50 por cento dos acidentes de trânsito foram verificados em cima de uma moto. Em Alegrete, dados dos últimos quatro anos revelam que o número de acidentes com danos materiais e com lesões vem diminuindo, observou Marcelo.

As Sequelas

O médico ortopedista e traumatologista Eduardo Lüdke focou sobre as sequelas ortopédicas decorrentes de acidentes de moto.
As ocorrências mais frequentes nos acidentes envolvendo motos são fratura de perna, de tornozelo, de joelho e de fêmur, revelou o médico traumato. Segundo revelou, um terço dos pacientes internados, vítimas de acidentes de moto, ficam com sequelas definitivas.

Seguro DPVAT
Encerrando as palestras, a advogada Paula Prigol abordou sobre o seguro DPVAT e Previdência, temas também do interesse dos motociclistas. O DPVAT é o único seguro que paga independentemente de culpa. As pessoas têm direito de cobrar e de receber, esclareceu. Mas a demora de parte das seguradoras faz com que as pessoas acabem desistindo. Até para aqueles que acionam a justiça para receber é demorado porque falta médico para perícia.

Dados estatísticos revelam que 80 por cento dos acidentes com sequelas graves são acidentes com motos. Já as mulheres, essas são mais cuidadosas, disse a advogada Paula Prigol.

Ao final, a Coordenadora do Cerest, Anália Ferraz Rodrigues procedeu a distribuição dos coletes refletivos aos participantes do curso.

Departamento de Comunicação - PMA
Por: Alair Almeida - Assessor de Comunicação
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19