A 39ª Edição da Feira do Livro, estará prestando homenagem a três escritores, Kelli Pedroso, Paulino Dorneles Fernandes e Daniela Rodrigues da Cunha (em memória). O ato acontecerá durante a cerimônia de abertura da feira, no dia 08 de agosto, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek.
Kelli Pedroso nasceu em Porto Alegre, em 1977. É jornalista, agente literária, escritora e editora da Pergamus. Fez pós-graduação em Assessoria Linguística: Produção e Revisão Textual, na UniRitter. É autora de O Sexo das Antas (2011), obra que ficou entre os três finalistas do Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores). As horas não importam mais é seu primeiro romance. Além disso, publicou contos na obra Antológicos, Ed. Nova Prova. Porto Alegre, 2008. , além de ter sido organizadora e coordenadora editorial da obra. Teve 06 artigos publicados no Jornal do Comércio, 51 artigos publicados na seção Palavra do Leitor (jornal Zero Hora), 05 artigos publicados na revista Veja, 01 artigo publicado na revista Época, 02 crônicas publicadas no jornal Gazeta de Alegrete.
Paulino Dorneles Fernandes Neto nasceu em Alegrete em 17 de dezembro de 1965. Cursou o ensino fundamental na Escola Divino Coração, ensino médio na Escola Oswaldo Aranha e formou-se na Unisinos em processamento de dados em 1987. Em 1988 fundou a empresa Acesso Informática. Em 1994 foi presidente dos Jovens Empresários de Alegrete. Atua, ainda, na agropecuária onde desenvolve, também, um projeto de turismo rural na Fazenda da Cascata. Fundou, junto com sua família, o décimo primeiro museu de Alegrete: Museu Fazenda da Cascata com artigos de uso doméstico e campeiro do início do século XX. Em 2008 iniciou o projeto Turminha Legal de incentivo à leitura, onde já distribuiu, gratuitamente, mais de 20.000 livros nas escolas participantes. (Alegrete, Quaraí, Uruguaiana e Cachoeira do Sul). Obras infantis: A Turminha Legal fazendo escolhas (2018), A Turminha Legal e a Princesa Vida (2017), A Turminha Legal e o Seu Perfeito (2016), A Turminha Legal e a Árvore Zinha (2015), A Turminha Legal e o Fantasma do Medo (2014), A Turminha Legal no mundo do Sim e do Não (2013), A Turminha Legal e o Menino do Coração de Pedra (2011), A Turminha Legal em Busca do Bosque Bondade (2008). Obra juvenil: O endereço de Cristine (2016).
Daniela Rodrigues da Cunha nasceu em Porto Alegre, em 02 de junho de 1966. Com seus pais, Domingos Fernandez Álvares da Cunha e Iolanda Rodrigues da Cunha, passou sua infância e adolescência em Alegrete. Estudou na Escola Divino Coração, no Emilio Zuñeda e no Instituto de Educação Oswaldo Aranha. Formou-se em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e frequentou até o penúltimo semestre de Direito PUCRS. Profissionalmente trabalhou na área de Comunicação na Secretaria de Cultura do RS, realizou e coordenou o Projeto de Comunicação da Concepa Free Way por mais de 10 anos, coordenou por vários anos a captação de recursos e comunicação do Carnaval de Porto Alegre. Transferindo-se para Santa Catarina, deu aulas na Faculdade de Comunicação ASSESC, graduou-se Mestre em Comunicação pela UNIVALE e publicou crônicas no jornal Expresso Minuano de Alegrete e no Diário Catarinense de Florianópolis. Em 2001, recebeu o prêmio Opinião Pública, do Conselho Regional de relações Públicas, 2ª Região SP/PR. Em 2002, a Escola Superior de Propaganda e Marketing confere-lhe o certificado de conclusão do MBA Executivo em Comunicação. Em 11 de janeiro de 2011 faleceu em Porto Alegre, aos 44 anos vítima de um câncer. Postumamente foram publicadas pela Editora Movimento três volumes de suas crônicas: Viajar é Preciso, Pelas Águas de Março e Banho de Lua, lançados em Alegrete, Porto Alegre e Florianópolis. A Prefeitura Municipal de Alegrete, na administração Erasmo Silva em reconhecimento de seu trabalho, instituiu o Concurso de Crônicas Daniela Cunha que continua sendo prestigiado pela atual administração, com oficinas nas escolas e premiações a cada Feira do Livro de Alegrete.
A Patrona da feira será a alegretense Claudia Pereira da Costa, conhecida em nível internacional por Cadica.
Lembrando que a 39ª Feira do Livro de Alegrete acontecerá de 8 a 12 de Agosto, no Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e é uma promoção da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, Diretoria de Cultura, Centro Cultural e Biblioteca Mário Quintana e SESC Alegrete.
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.