X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
30/04/2018
Após intensa chuva não houve registros de enxurradas próximo ao Arroio Regalado
A Prefeita Cleni Paz da Silva, o Vice-prefeito Márcio Fonseca do Amaral e o engenheiro Luis Henrique Leal estiveram vistoriando as obras da nova ponte da Rua Daltro Filho, na tarde desta segunda-feira (30).

Mesmo com a intensa chuva que caiu sobre a cidade, 81mm de acordo com a Defesa Civil, não foram registrados alagamentos nas áreas próximas ao Arroio Regalado.

"É importante dizer que quando assumimos a administração municipal a obra estava parada a mais de um ano. Para dar continuidade a obra fizemos ajustes no projeto e também junto a Caixa Econômica Federal e hoje após a derrubada da ponte neste local aonde não havia vazão da água, conseguimos fazer com que não houvesse mais enxurrada, um antigo problema que alagava as casas próximas ao Arroio.", destacou a Prefeita Cleni Paz da Silva.

"É interessante mostrar a força da água que baixa neste momento pelo Arroio Regalado, apesar da forte chuva que ocorreu na madruga e agora durante o dia, temos um chuva fraca mas contínua. Isso mostra a necessidade da retirada da antiga ponte, que permitiu a vazão da água, caso contrário todas as casas das imediações estariam alagadas sob efeito da enxurrada.", comentou o Vice-prefeito Márcio Amaral.

"Na semana passada removendo a ponte, ação que já estava prevista no projeto e segundo o projetista era uma das etapas mais importantes para que o canal pudesse ser alargado, com isso na primeira chuva de grandes proporções já pudemos verificar que as premissas estão certas. Com a abertura do canal a água está fluindo e evitando as enxurradas que eram recorrentes na região. Uma semana depois da retirada da ponte e alargamento do canal já se evitou danos materiais para as famílias que residem próximo a essa área. Com isso fica a certeza de que as premissas técnicas do projeto de proteção contra cheias e enxurradas se mostraram corretas.", ressaltou o engenheiro Luis Henrique Leal.

"A obra com certeza melhorou a questão dos alagamentos aqui na nossa rua. Se não houvesse sido realizado o alargamento do leito do Arroio a água estaria na rua, na frente de empresas e casas próximas ao Regalado. Com certeza notamos uma grande melhora que com o andamento da obra deve selecionar o problema que existia, pois dessa vez não houve nenhum alagamento como ocorreu durante as chuvas anteriores a continuidade da obra. Antes da retirada da ponte a água cobria as cabeceiras da ponte, batendo na ponte e retornando para a rua e para as casas vizinhas.", ressaltou dona Maria Helena Pereira, antiga moradora da Rua Daltro Filho.

A obra continua mesmo com chuva e a previsão para conclusão é de 120 dias. Nesta segunda-feira está sendo realizada a concretagem dos berços das vigas da nova ponte.

Ainda de acordo com o engenheiro Luis Henrique Leal, antes da chuva foi realizada a abertura do canal e a escavação das fundações da ponte. O cronograma da obra sendo cumprido à risca, inclusive antecipado.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19