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NOTÍCIAS
23/03/2018
Pacientes que faltam prejudicam rotina de atendimento na Saúde
Os gestores dos Serviços de Atenção Básica e Especializada ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde fizeram um levantamento sobre a produtividade do trabalho e observaram que muitos pacientes que marcam as consultas não comparecem no dia e horário combinado.

Este fato está se tornando rotineiro e tem prejudicado os demais que aguardam para serem atendidos. No Centro de Especialidades Odontológicas- CEO, que fica nas dependências do Centro Social Urbano, os profissionais da atenção básica são os responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente nas unidades básicas e posteriormente são encaminhados para o CEO, apenas casos mais complexos.

Neste caso, os serviços oferecidos são os seguintes: Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, Periodontia (tratamento de gengiva); onde a fila de espera para tratamento é de 1 mês, Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros (dentes inclusos, sisos e biópsia); espera para tratamento de 3 meses, Endontia de todos os dentes (tratamento de canal); média de 12 meses para dentes molares e cerca de 1 mês para outros dentes, Prótese dentária (dentadura); espera em torno de 9 meses e o atendimento aos portadores de necessidades especiais.


Segundo o coordenador da Saúde Bucal, Maicon Nissola, o CEO tem que cumprir uma produtividade mínima de atendimentos, pois tem um incentivo de custeio mensal, do Ministério da Saúde. “ Os especialistas ficam aguardando e os pacientes não comparecem e também não avisam. Isto prejudica ambos os lados. O não comparecimento na consulta acaba alongando o tratamento. Então solicitamos a população que tenham o comprometimento com o seu agendamento”, ressalta o dentista.
Outro ponto destacado é que o setor tem um dentista capacitado para atender pessoas portadoras de necessidades especiais e não há a procura.

“ Se não atingirmos uma produtividade regular mensal em cada especialidade, a transferência dos recursos poderá ser suspensa”, declara Maicon Nissola.

O Centro de Especialidades Médicas - CEMA também enfrenta o mesmo problema. Lá, são atendidas cerca de 600 pessoas por mês, nas especialidades de pneumologia, traumatologia, proctologia, urologia, otorrinolaringologia, eletrocardiograma e cardiologia.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Bianca Casarotto, nos meses de janeiro e fevereiro, mais de 300 pessoas não compareceram nas consultas. “ Os faltosos prejudicam todo o desempenho das atividades”, ressalta.

Mais informações sobre o CEO entrar em contato pelo e-mail saudebucal.pma@gmail.com ou pelo telefone (55)3422-1904 . O CEMA pelo telefone (55) 3422- 3505.
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