X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
26/12/2017
Órgãos de fiscalização de alimentos alertam sobre riscos sanitários
Com a chegada das festas de final de ano existe o aumento da procura por carnes ovinas e suínas. Por outro lado, também aumenta a preocupação dos órgãos que fazem a fiscalização sanitária e de inspeção municipal.

Desta forma, as Secretarias de Saúde e Agricultura e Pecuária fazem um alerta a comunidade alegretense com relação ao consumo de carne clandestina. A segurança alimentar é uma preocupação constante do setor de vigilância sanitária, com enfoque no consumo seguro de carnes e derivados com procedência e, principalmente que tenham o selo de fiscalização pelo serviço de inspeção municipal.

Os setores fazem algumas recomendações: adquira produto fiscalizado com carimbo da inspeção sanitária, compre em locais que tenham alvará sanitário, os produtos devem estar na temperatura certa e armazenado em embalagem sem violação, também devem possuir características inalteradas, são alguns dos alertas na hora da compra.

“ Com esses cuidados estaremos garantindo a qualidade da alimentação da nossa família e evitamos o fomento da clandestinidade e do abigeato”, ressalta a diretora de Saúde, Dileusa Alves.
Os órgãos também orientam que os produtores rurais só podem transportar animais “em pé” para ser abatido exclusivamente pelo abatedouro ou frigorífico autorizado. Mesmo portando guia e talão do produtor, não é permitido o transporte de carne para o consumo.

“O município também deixa de arrecadar impostos com a prática de comércio direto entre produtor e consumidor. Assim, diminui os recursos para investimento nos serviços básicos como infraestrutura, estradas e saúde”, explica Dileusa Alves.

A saber:

A proteína animal faz parte da dieta proteica do ser humano. Tem grande importância na manutenção da vida, pois além de ser fonte de proteína, é rica em vitaminas, inclusive o ferro. A carne consumida deve ter sua qualidade comprovada para reduzir riscos à saúde por contaminação por patógenos, pesticidas, agentes biológicos, resíduos de antibióticos.
Últimas notícias Ver todas notícias