X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
05/01/2018
Serviço Residencial da Saúde Mental de Alegrete é habilitado pelo Ministério da Saúde
A boa notícia chegou ontem. A coordenação geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Departamento de Ações Programáticas do Ministério da Saúde, aprovou a habilitação do Residencial Terapêutico, que passará a receber recursos mensais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Em fevereiro de 2004, o Residencial Terapêutico foi fundado através de um incentivo federal e desde então, os serviços se mantém através de recursos municipais e da contribuição dos moradores com transtornos mentais graves e abandono social.

“ A demanda é uma luta antiga da Saúde Mental de Alegrete. Uma das dificuldades para a vinda do recurso, era um dos critérios da Portaria Ministerial sobre os serviços residenciais, a qual exige que os moradores sejam egressos de hospitais psiquiátricos de longa permanência. Como Alegrete não preenche tecnicamente alguns critérios, mas em vista de trabalhar na lógica da reforma psiquiátrica há 29 anos, conseguimos apoio político para definir este enquadramento.” ressalta a diretora do Sais Mental , Nádia Miletto.

Em novembro de 2017, quando da visita do Deputado Federal Giovani Cherini (PR/RS), ao município, a Aufamisma protocolou pedido de apoio político ao pleito e a documentação com a situação do SRT foi entregue por ele nas mãos do Ministro da Saúde Ricardo Barros.

Esta habilitação era uma das metas da Gestão da Prefeita Cleni Paz da Silva e do Vice-prefeito Márcio Amaral com a orientação do Secretário de Saúde José Fábio Pereira junto a coordenação do Saismental, representado pela psicóloga Nádia Miletto.
Últimas notícias Ver todas notícias