X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/10/2017
Projeto ambiental prevê destino correto ao lixo produzido no Município
Um trabalho conjunto entre as secretarias municipais, que diz respeito ao destino correto da compostagem dos resíduos orgânicos, rejeitos e a coleta seletiva dos materiais recicláveis, que deverá ser adotado pela população, está sendo finalizado.

Até o dia 20 de outubro, o município deverá encaminhar projeto sobre o assunto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que emitiu edital no ano corrente, com valor de 500mil a 1 milhão de reais, com contrapartida municipal.

O referido projeto abre possibilidades para os municípios desenvolverem ações para compostagem de resíduos orgânicos, coleta seletiva e capacitação no sentido de educação ambiental.

O projeto é amplo e envolve praticamente todas as secretarias, relata o diretor da Secretaria de Planejamento e Orçamento Vinícius Loureiro. Ele explica que, por exemplo, a primeira meta proposta é a educação ambiental e capacitação, logo a implementação da proposta no sentido de compostagem e reciclagem. “ Aprovado pelo FNMA pretendemos ver o lixo não como problema, mas uma alternativa para a geração de renda e ainda uma solução para os grandes volumes que são destinados ao aterro. Em média geramos por dia em Alegrete 57 toneladas de lixo, 30% pode ser reciclado e outros 50% são matéria orgânica, se conseguirmos dar o destino correto, teremos menos lixo e mais sustentabilidade”, ressalta Vinícius.

Caso Alegrete seja classificado no referido projeto, aguardará o resultado da contemplação em dezembro deste ano.

A reunião aconteceu ontem, 9, nas dependências do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos diretores Maria Izabel Ziani ( Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultura), José Pedro Rosso Gomes (Agricultura e Pecuária), da bióloga Iraline Brum e da Engenheira Ambiental Michele Oliveira da Secretaria de Meio Ambiente; da Secretaria de Infraestrutura o responsável pelo Aterro Sanitário, Romário Dornelles e o Eng. Civil Huillian Severo, Assessor de Obras e representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e das Universidades.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19