A Prefeita Cleni Paz da Silva participou na manhã desta terça-feira (19), da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso das Mulheres de Alegrete em Favor da Água, promovido pela alegretense Cosete Ramos.
A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e foi uma reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em 2018, com o tema Compartilhando Água. O evento mobilizará uma rede internacional de mulheres em favor da água.
A ocasião contou com a presença da Comitiva de Mulheres de Brasília (DF), organizada por Cosete, com a participação de Rita Marcia Machado, Marlene Cabrera, Maria das Dores Rezende, Loiva Moraes, Gertrud Mathias, Maria Cristina Monteiro, Rosangela Moreira, Jussara Nascimento, Edna Batista, Alessandra Amorim, acompanhadas pelo Subprocurador Geral da República, Wagner Natal Batista .
Hoje estamos vivendo um momento histórico nesta casa legislativa, através da assinatura deste termo de compromisso que une a todas nós, independente de partidos, por uma causa a favor de toda a humanidade. Neste dia tão importante, em que as mulheres de Alegrete assinam este compromisso, quero compartilhar o meu orgulho em estar representando todas as mulheres alegretenses, na condição de primeira mulher eleita como Prefeita de Alegrete. Eu não acredito em promessas e sim em firmar compromissos, e é isso que estamos fazendo hoje, principalmente na atual conjuntura em que vivemos em que a natureza tem demonstrado a duras penas que está cobrando da humanidade três coisas fundamentais, a preservação, o cuidado e o respeito com o meio ambiente. De imediato, firmo o compromisso de que estaremos participando do Fórum em 2018 através das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Saúde, Comitê Pró-Rio Ibirapuitã e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí. Agradeço pela tua articulação Cosete, incluindo Alegrete nessa rede internacional através do teu trabalho com as mulheres de nossa cidade e também agradeço a todas vocês que fazem parte desta comitiva, dizendo que o Alegrete está sempre de braços abertos para ações efetivas, declarou a Prefeita Cleni.
Cosete Ramos comentou a importância deste ato. Estou muito orgulhosa do movimento que estamos realizando aqui hoje. Todos sabem da paixão que tenho por esta terra, não só por que nasci aqui, mas porque meus pais, Rui Ramos e Nehyta Ramos me ensinaram a amar o Alegrete. Nesta ocasião, uma caravana de Brasília vem para conhecer o Rio Grande do Sul farroupilha, com integrantes do grupo que participaram da assinatura do compromisso das mulheres de Brasília em favor da água, no palácio Burití, a partir do qual tivemos a ideia de realizar este evento em Porto Alegre e Alegrete. Desta forma estaremos nos unindo a todas as mulheres do planeta, abraçando uma causa essencial para manter a vida no planeta. Hoje estamos assinando 5 compromisso curtos, entre eles declarar o engajamento no movimento internacional de mulheres a favor da água; educar filhos e netos no sentido de reconhecer que a água é um valor global, precioso e finito; promover no meu lar e local de trabalho uma campanha de desperdício zero de água, adotando novos hábitos de consumo; participar de movimentos que visem estimular a responsabilidade de todos no uso adequado da água coerente com a proposta de desenvolvimento sustentável para o mundo; ser protagonista a favor da água. Este documento será entregue a organismos internacionais declarando a adesão das mulheres de Alegrete em favor deste movimento mundial..
Também estavam presentes na ocasião as Secretárias Gabriella Segabinazi (Meio Ambiente), prof.Drª. Marcia Iara Dornelles (Educação e Cultura), Diretora de Saúde Dileusa Alves, Presidente da Câmara Celeni Viana, vereadoras e vereadores Leoni Caldeira, Vanda Dorneles, Firmina Soares, Anilton Oliveira, Maria do Horto Salbego, Paulo Berquó, Nívea Souza, ex vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani, ex vereador Adão Faraco, Maria Izabel Pradel e demais representantes do Movimento Pró-Rio Ibirapuitã, Mariza Beck representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, Otacílio Mota representando o Instituto Federal Farroupilha, Adriana Stigger representando a Urcamp, representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Iara Prates representando os agentes penitenciários, o cantor tradicionalista Cristiano Fantinel e público em geral.
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.