A 38ª edição da Feira do Livro encerrou no último domingo(09), com chave de ouro, superando todas as expectativas da comissão organizadora em relação à participação do público, tempo de apresentações artísticas, bate papos, oficinas, rodas de conversa além da constante presença da patrona.
A alegretense Maria Luiza Vargas Ramos, anfitriã desta edição, se fez presente durante todos os dias de realização do evento, prestigiando as atividades, visitando escolas e realizando sessões de autógrafos dos seus livros, tendo sido recebida com muito carinho pela comunidade alegretense.
Maria Luiza comentou sobre a emoção de ser a patrona desta edição da feira. Por ora, quero agradecer emocionada a todos os amigos que acompanharam esta semana tão intensa e significativa para mim. Porque não é comum, nem simples ser Patrona de uma Feira do Livro, ainda mais uma Feira como a de Alegrete, que envolve a cidade inteira. Ser a patrona envolve grande disponibilidade, e sempre participei de muitas feiras e jamais conheci um patrono. Dessa vez, como patrona na feira de minha terra natal, me determinei a ficar do primeiro ao último dia e a acompanhar as atividades, procurando atender a todos os alunos, professores, os grupos da terceira idade e todos que me procuraram. Uma verdadeira Feira do Livro tem que ser assim! Com muita participação das escolas e do povo nas ruas, uma verdadeira mobilização na cidade. Alegrete, mais uma vez, mostrou seu valor! Essa Feira eu vou guardar para sempre junto às minhas melhores lembranças.
De acordo com a comissão organizadora, estima-se que cerca de 40 mil pessoas visitaram a feira durante os 6 dias de sua realização, sendo o maior público das últimas edições. A Feira também foi recorde em tempo de apresentações artísticas, que aconteceram ininterruptamente durante os 3 turnos da feira e as venda de livros superaram as edições anteriores.
Outra novidade na edição deste ano foi a participação dos artistas plásticos do município, que realizaram o projeto Ateliê Livre em Praças Públicas, no sábado à tarde, no largo do Centro Cultural. Aproximadamente 50 artistas plásticos trabalharam em meio aos visitantes, que puderam observar todo o processo de preparação das telas e técnicas de pintura utilizadas pelos artistas e até participar da pintura das telas.
A Presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Alegrete, Tina Santos, comentou sobre a realização do projeto. A arte passa por diversos segmentos e todos se complementam como a literatura, história, dança, teatro, pintura, entre tantas outras atividades artísticas. Tudo o que for sentimento é arte. Dessa forma, aconteceu a primeira intervenção do projeto, que será realizado em outras oportunidades também, e foi muito gratificante contar com a participação de artistas dos 6 aos 90 anos e mostrar nosso trabalho para o público de Alegrete..
Outro fator de grande destaque foi a participação das escolas municipais em atividades culturais da Feira, através das visitas e também de produções, releituras e representações teatrais a partir dos livros escritos pela patrona Maria Luiza, que prestigiou todos os trabalhos apresentados pelos alunos das escolas municipais.
O público também prestigiou, com grande entusiasmo, as rodas de conversas e as oficinas com os autores participantes da feira. Foram diversos momentos de interação entre autores e leitores, que abordaram assuntos como literatura negra, escrita criativa, clichês literários, criação de mini livros, micro contos, arte e política, o protagonismo feminino em contos e a desigualdade de gênero na literatura.
O encerramento da feira aconteceu em clima de festa e muita descontração com a realização do Massa Cultural, que movimentou o público durante o domingo com apresentações artísticas, comidas de rua, brechó, adoção de animais entre outras atividades.
Agradeço a participação do público que prestigiou este importante evento literário do nosso município. Foi uma extensa programação pensada com muita responsabilidade e carinho pelos organizadores. Estão todos de parabéns, principalmente a nossa patrona que honrou com todos os seus compromissos. Que venha a edição de 2018.", ressaltou a Prefeita Cleni Paz da Silva.
A organização do evento esteve sob responsabilidade da Prefeitura de Alegrete através da Secretaria de Educação e Cultura, Diretoria de Cultura, Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e Biblioteca Mário Quintana em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul SESC-RS e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.