X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
23/06/2017
Maria Luiza Vargas Ramos, a patrona da Feira do Livro de Alegrete
A 38ª Feira do livro de Alegrete terá como Patrona a escritora alegretense Maria Luiza Vargas Ramos. A escolha da patrona vem de encontro ao tema da Feira: “A Mulher nas Asas da Literatura - Resistência e Poética”.

Maria Luiza Vargas Ramos nasceu em Alegrete (RS), em novembro de 1952 e residia na Rua Mariz e Barros com sua família. Foi estudante do Instituto de Educação Oswaldo Aranha. Atualmente reside em Florianópolis (SC), desde 1975, tendo adotado a capital como sua segunda cidade.

É mãe de 3 filhos, o cardiologista Luciano Ramos Boff e dos engenheiros Cristiano Ramos Boff e Carlos Eduardo Ramos Boff, os quais lhe deram 04 netos. Mora com seu esposo Paulo Sérgio Cardoso e sua mãe que recentemente completou 98 anos, Conceição Ramos.

Em seu blog, Maria Luiza cita que entre as coisas que mais gosta estão ler e escrever, antes de tudo. Também cita, entre as maiores alegrias, a convivência com a família: filhos, noras, netos, mãe e esposo e o prazer de cozinhar para eles, misturando ervas e temperos e saboreando, mais até do que os pratos, os elogios e os rostos prazerosos deles, à mesa. É uma apreciadora de cinema, teatro e gosta de observar o mundo, a natureza e as pessoas.

Na vida profissional, foi professora universitária e é Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na área de Literatura Brasileira. Possui doze livros solos publicados, participou de mais de 50 Coletâneas e Antologias e até o final deste ano terá mais 2 livros publicados. Recebeu muitos prêmios por seus escritos, dentro e fora do Brasil e é membro da Academia de Letras de Piracicaba, São Paulo.

Cronista desde os quinze anos, tem também cinco livros para o público infantil. Escreveu o livro “A Menina do Não e Outras Histórias”, com enredos e personagens criados a partir de ideias que nasceram da convivência com a neta Bruna Boff, quando a menina tinha apenas 5 anos, e que ganhou destaque nacional.

Atualmente mantém o “blog” http://cinquentinhas.blogspot.com.br/, onde escreve regularmente e tem mais de 700 crônicas publicadas. Também está preparando o lançamento de seus 2 livros, entre eles um romance. Entre seus autores preferidos estão Graciliano Ramos, Isabel Allende, Gabriel Garcia Marques, João Ubaldo, Machado de Assis e muitos escritores orientais.

Em outro texto de seu blog, Maria Luiza explica sobre porque escreve. “Escrevo desde o dia em que me ensinaram a segurar o lápis. Quilômetros de papéis escritos e, depois, de palavras datilografadas na minha Olivetti, até que cheguei aos arquivos do Word. Sempre tive diários; guardo a maioria deles para rechear os personagens do romance que ainda escreverei. Há dois anos, mais ou menos, fui apresentada aos “diários virtuais”, os tais “blogs”. Assim, continuo nadando nas águas das palavras, mais ou menos inspirada, com muito ou pouco tempo, com relativa assiduidade. Escrevo para quem gosta de ler. Para quem gosta de ME ler. Para quem aprecia as narrativas curtas sobre assuntos em pauta, ao estilo das crônicas dos jornais.”.

A 38ª Feira do Livro de Alegrete acontecerá de 4 a 9 de julho, no Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e é uma promoção da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, Diretoria de Cultura, Centro Cultural e Biblioteca Mário Quintana, SESC Alegrete e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Confira a programação no site da Prefeitura Municipal de Alegrete, através do endereço: https://goo.gl/2GQCUa
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19