X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
13/04/2017
Hospital Santa Casa de Caridade recebe Bibliotecas Livres através do Projeto "Leitura mg": Ler é o melhor remédio
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura e da Biblioteca Mário Quintana em parceria com o Hospital Santa Casa de Caridade lançou, na manhã de ontem, 12, o projeto “Leitura mg: Ler é o melhor remédio”.

A cerimônia aconteceu no Setor de Imaginologia da Santa Casa e contou com a presença de representantes do executivo, pacientes e funcionários do Hospital.
O projeto tem o objetivo de estimular a leitura entre a comunidade de Alegrete e região que utilizam os serviços desta instituição, implantando quatro bibliotecas livres dentro do ambiente da Santa Casa de Caridade (em salas de espera para exames e setor interno) e realizando mediações de leitura na sala de convivência, com pacientes internados.
A instituição parceira estará recebendo e incentivando a doação de livros para os módulos de leitura, conscientizando sobre a importância da leitura e divulgando o projeto.

A Biblioteca Mário Quintana estará disponibilizando o acervo inicial de cada módulo, em torno de 15 a 25 livros por módulo e estará incentivando a doação de livros fazendo a plena conscientização e a mediação das leituras.

A iniciativa do projeto é da Bibliotecária do Centro Cultural Adão ortiz Houayek - Biblioteca Mário Quintana, Aliriane Almeida. " Estou muito feliz em poder expandir este projeto e principalmente o hábito e o incentivo pela leitura. Na Santa casa teremos estas bibliotecas livres, de livre acesso e também estarei fazendo o acompanhamento deste projeto, através de intervenções de leitura com as pessoas", declara Aliriane.

Kátia França, responsável pelo setor de marketing da Santa Casa agradece a parceria com o município. “Este projeto será um diferencial para a Santa Casa que recebe pacientes não só de Alegrete, mas também de outros municípios. Assim, todos poderão aguardar pelos exames diminuindo a ansiedade da espera através de uma boa leitura.”, ressaltou Kátia.

O Dr. João Alberto Pereira, diretor da Santa Casa destacou a importância do projeto. “Essa é uma iniciativa de extrema importância em um local onde circulam entre 200 a 300 pessoas diariamente. Não é só um passa tempo, mas uma maneira de promover a leitura em um momento em que todos estão muito envolvidos com a internet através de celulares e outros dispositivos.”, destacou do Diretor do Hospital.

A secretária de Educação e Cultura Márcia Dorneles, representou a Prefeita Cleni Paz na solenidade. “ Esta ação de incentivo a leitura é primordial, pois o hábito da leitura nos leva a muitos saberes e agora de uma forma descentralizada da biblioteca irá proporcionar uma distração aos clientes do hospital, onde também estarão adquirindo cultura", ressalta a secretária Márcia.



Na próxima segunda-feira, 17 de abril, a bibliotecária do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, Aliriane Almeida, foi convidada para ocupar o Espaço Regimental da Câmara de Vereadores, onde estará falando sobre os principais marcos da história relacionados às políticas dos livros e da leitura no Brasil até chegar no conceito de Políticas Públicas, que se dá de forma mais concreta por meio do Plano Nacional do Livro e da Leitura e dos planos estaduais e municipais.

Também serão abordadas as Bibliotecas Públicas e seu papel social, com a apresentação da Biblioteca Mário Quintana e seu potencial na cidade de Alegrete. O proponente deste espaço regimental é vereador Paulo Berquó, do Partido dos Trabalhadores.



Crédito das Fotos: Lorran Perry
Últimas notícias Ver todas notícias