X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
07/04/2017
Alegrete recebe 4ª Reunião da Coordenadoria Regional da Defesa Civil
A Prefeitura de Alegrete, através da Defesa Civil do Município, órgão vinculado diretamente ao Gabinete da Prefeita, recebeu ontem, 6, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, a 4ª e última reunião promovida pela 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do RS (CREPDEC 6), com sede em Uruguaiana, com o objetivo de promover a integração de equipes, procedimentos e atualizações das defesas civis municipais da região.

De acordo com o coordenador regional, que é o major da Brigada Militar, Rinaldo da Silva Castro, a Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e construtivas destinadas a evitar ou minimizar desastres. “A Coordenadoria é responsável por coordenar essas ações, antes, durante e depois dos desastres, visando proteger a população e o patrimônio. Somos parte do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec)”, destaca.

A CREPDEC 6 coordena a maior área territorial do RS, com 26 municipios, aproximadamente 70 mil km² e tem a incumbência de proteger cerca de 1 milhão de pessoas. “Os municípios desta região são muito distantes uns dos outros, o que dificulta ainda mais o trabalho. Por isso a necessidade de se trabalhar com planejamento”, defende o 3º sargento dos Bombeiros e coordenador adjunto da CREPDEC 6, Adão Roberto Rodrigues de Rodrigues.



O major Rinaldo Castro revela que desastres naturais no Brasil causaram R$ 182 bilhões em prejuízos nos últimos 20 anos. O Rio Grande do Sul é o estado da Federação mais afetado por estes eventos, sendo a região da 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil a mais atingida no estado. “Infelizmente, somos uma das regiões de Defesa Civil que menos recebem verbas, neste sentido. Precisamos nos organizar, enquanto Defesa Civil, para que governos e organismos nacionais e internacionais como a ONU repassem recursos para esta região, que é o segundo maior corredor de tornados do mundo, perdendo só para o corredor da América do Norte e que, constantemente, sofre com enchentes e secas”, reflete.

Todavia, segundo o major, não são só desastres de caráter natural como enchentes, secas, estiagens, granizo etc. que a Defesa Civil têm que se preocupar preventivamente; desatres causados em virtude de nossa vida em sociedade também são uma preocupação constante como acidentes em estradas com produtos químicos, desabamentos de prédios, desmoronamento de morros, entre outros.

Durante sua explanação, o coordenador regional da CREPDEC 6, informou aos demais coordenadores municipais de Defesa Civil, que haverá um curso, em junho, na cidade de Uruguaiana, sobre “Administração de Abrigos Temporários” ministrado por representantes da Cruz Vermelha Internacional. “Há uma necessidade de aprendermos como coordenar e administrar os abrigos temporários na região e a experiência do pessoal da Cruz Vermelha é fundamental”, declara.





Sobre cooperação internacional da Defesa Civil nos municipios de fronteira no Mercosul, o major explicou que se está tentando politicamente facilitar que as cidades possam se ajudar com mais rapidez e menos burocracia. “Temos situações como em Quaraí e Artigas, Livramento e Rivera, Uruguaiana e Pasos de Los Libres, São Borja e São Tomé e até casos de tríplice fronteira como Barra do Quaraí (BR), Bella Unión(UR) e Monte Caseros.(AG), que ficam impedidos de receberem ajuda de seus vizinhos por questões burocráticas”, esclarece.

Defesa Civil de Alegrete
O coordenador municipal da Defesa Civil de Alegrete, tenente José Gustavo Canabarro Saldanha, foi representado pela agente da Defesa Civil Giana Andrade Irigaray, pois se encontrava cumprindo agenda na cidade de Cascável, no estado do Paraná, em visita à Defesa Civil daquela cidade e à presidente da Academia Sulbrasileira de Medalhística Militar, Baronesa da Alemanha, Corina Von Lasperg.

A prefeita Cleni Paz da Silva recebeu os visitantes da última reunião das quatro realizadas pela CREPDEC 6 (as anteriores foram em Bagé, São Borja e São Gabriel), explanando sobre a importância de se ter uma Defesa Civil organizada, preventiva e vigilante.







CREPDEC 6 - Uruguaiana

Coordenador: Major Rinaldo da Silva Castro

Coordenador Adjunto: 3° Sargento Adão Roberto Rodrigues de Rodrigues

Contato: (55) 3215-5766 e (55) 9634-3333

Municípios:
Alegrete, Bagé, Cacequi, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Vila Nova do Sul, Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Rosário do Sul, Barra do Quaraí, Itaqui, Jaguarí, Maçambará, Manoel Viana, Nova Esperança do Sul, Quaraí, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Uruguaiana

Defesa Civil Alegrete
Coordenador Municipal: Tenente José Gustavo Canabarro Saldanha
Contato (55) 3961-1606

Telefone de urgência: 199
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19