X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
26/02/2016
Secretaria de Meio Ambiente e UFSM implantam projeto de educação ambiental em escolas
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural firmou parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Alegrete para a implantação do projeto “Escola Responsável”, iniciativa que tem como objetivo a transversalidade da educação ambiental.

O projeto visa contribuir no processo de construção da consciência ambiental nas escolas do município de Alegrete, atentando especialmente para a problemática da destinação correta dos resíduos gerados no âmbito escolar. Através do desenvolvimento dessa ação, o objetivo final é gerar uma atmosfera de preocupação com a geração e destinação de resíduos.

Já em andamento no município, o projeto começou a ser implantado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lions Clube na última terça-feira (23), com a palestra da engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Messa, direcionada a 91 alunos dos anos finais e Educação de Jovens e Adultos. A próxima atividade será direcionada aos alunos dos anos iniciais.

As próximas escolas que receberão o projeto serão a EMEB Eurípedes Brasil Milano, EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha e Escola Salgado Filho. Após esta primeira etapa, outras escolas serão selecionadas pelo projeto. “A ideia do projeto é que a educação ambiental se estenda para além das palestras e das aulas de ciências, mas também para todas as disciplinas”, explica a engenheira Agrônoma da SEMMAM, Kátia Messa.

CINEMA E MEIO AMBIENTE – Está em fase de produção um curta-metragem sobre o Rio Ibirapuitã, realizado pelo Coletivo Multicultural, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. O projeto já é o segundo realizado com esta parceria, sendo o primeiro o curta-metragem “Ciro Anhaia Dias”, que mostra a rotina de trabalho do catador que dá nome ao filme. O curta, que foi produzido pelos alunos da turma 311 da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, foi exibido nos festivais de cinema de Santa Maria, Poços de Caldas (MG) e de Alvorada, festival em que saiu como vencedor da categoria Documentário.

FOTO: equipe SMMAM
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19