X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
22/02/2016
Programa Dissemina cresce 84% em um ano
O Programa Estadual de Incremento de Qualidade da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), convênio entre a FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, teve prosseguimento no ano de 2015, encerrado-se os trabalhos em janeiro de 2016.

Num período de 77 dias foram inseminadas 448 vacas (acréscimo de 84% em relação à 2014), de 18 produtores rurais das localidades de Mariano Pinto, Inhanduí, Vasco Alves, Rincão do 28, Parové e Durasnal. Foi utilizada a tecnologia de IATF (inseminação a tempo fixo), como forma de compatibilizar o trabalho de inseminação com as dimensões territoriais do município. Como não houve o repasse de sêmen por parte da FEPAGRO, o programa foi viabilizado com a doação de sêmen das raças Aberdeen Angus, Hereford e Braford pela Associação de Criadores de Hereford e Braford e pelos produtores Carlos Heitor Beleza e Flávio Montenegro Alves.

O próximo passo do Programa, será o diagnóstico de gestação, realizado em convênio com a Faculdade de Veterinária da URCAMP e que será oportunamente agendado com os produtores. "Aumentamos o número de produtores e de animais, o que comprova o sucesso desse programa totalmente voltado às pequenas propriedades. O custo é mínimo com resultado excelente", reforça o secretário Alberto Prates.

FOTO: equipe SAP
Últimas notícias Ver todas notícias