X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/01/2016
Conselheiros tutelares são empossados para o mandato 2016/2020
Tomaram posse, na noite deste domingo (10), os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016/2020. Realizada no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, a solenidade contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário do município, além de familiares dos conselheiros e comunidade em geral.

Foram empossados cinco conselheiros tutelares e quatro suplentes que foram eleitos pela comunidade em outubro de 2015. A representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Marta Aguiar,desejou um bom trabalho aos eleitos. “Agradecemos pelo trabalho daqueles que deixam o cargo e, àqueles que foram reeleitos e aos novos conselheiros, desejamos bom êxito neste trabalho que é tão importante para a comunidade”, comenta.

A juíza da vara de Infância e Juventude de Alegrete, Lilian Franzmann, ressaltou a importância do estabelecimento do vínculo dos conselheiros tutelares com os menores de idade vítimas de omissão, exploração e abuso ou violência. “Quando uma criança ou adolescente que teve seu direito violado vê o conselheiro tutelar, ele tem que sentir protegido”, afirma.

No Brasil, o conselho tutelar nasceu em 1990 junto com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069. São órgãos municipais destinados a zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em Alegrete, foi instituído pela Lei Municipal 2323/92. Para o presidente da Câmara Municipal, Carlos Almeida, “é muito interessante que os candidatos tenham passado por um processo seletivo com prova. Isso garante que os conselheiros tenham conhecimento sobre seu trabalho”.

O prefeito Erasmo Silva falou sobre a importância do comprometimento no trabalho como conselheiro tutelar. “Em qualquer profissão é muito importante gostar do se faz e como conselheiro tutelar não é diferente. Quando gostamos do que fazemos, nosso comprometimento é muito maior”, acredita.

Tomaram posse:

TITULARES
Daniela Domingues
Luiz Carlos da Silva Pinheiro
Maria Tereza Lemes
Antônio Flávio Gonçalves da Silva
Antônio Aparício Moreira Marques

SUPLENTES
Maria Aparecida Lyra Paz
Jorge Alberto da Rosa Carvalho
Lia Cristina Costa da Silva
Helena Terezinha Bueno de Mattos

FOTO: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias