X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
22/01/2016
Primeira Infância Melhor Atendeu 324 famílias em 2015
O Primeira Infância Melhor (PIM), ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, vem fazendo a diferença em Alegrete. Desenvolvendo-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, o PIM tem como objetivo principal o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar suas crianças.

Em 2015, o programa Primeira Infância Melhor realizou trabalho junto à 324 famílias no município, tendo atendido 74 gestantes em parceria com a equipe da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Com as gestantes, são realizadas palestras como a realizada na última sexta-feira (15) na ESF do Passo Novo, em que a equipe do PIM descentralizou suas atividades e promoveu um encontro de gestantes daquela localidade para uma roda de conversa acerca do parto normal e o período de amamentação.

Em Alegrete a faixa etária priorizada é de crianças de zero a três anos. Os visitadores do PIM estão vinculados às Estratégias de Saúde da Família (ESF) e o trabalho é realizado por meio de visitação domiciliar, semanal, através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. A secretária Maria do Horto Salbego lembra do aumento de visitadores de cinco para 17 e o concurso público aberto: "Aumentando a equipe aumentamos o atendimento. Com a implantação do PIM nós conseguimos diminuir os índices de mortalidade infantil e materna", explica.

FOTO: equipe PIM
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19