X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
22/01/2016
Consórcio de Desenvolvimento do Pampa articula em Brasília apoio na reconstrução da infraestrura rural
Prefeitos de pelo menos dez municípios gaúchos estiveram reunidos com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, nesta quinta-feira (21) em Brasília. No encontro, foi debatida a situação das cidades atingidas pelas chuvas no segundo semestre de 2015.

Entre os chefes do Executivo, prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa, dentre eles a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani, e o presidente da Famurs, Luís Carlos Folador, estiveram expondo os problemas e prejuízos que os municípios gaúchos enfrentam desde o temporal do ano passado. A assessoria do deputado Federal Henrique Fontana (PT-RS) esteve acompanhando a audiência que também contou a presença de representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e das Cidades, para tratar das perdas na produção devido à chuva e recursos para a recuperação de estradas vicinais.

De acordo com a vice-prefeita de Alegrete, o problema no município são as condições das estradas para o escoamento da produção de arroz e leite. “Ainda estamos sem acesso depois das duas cheias que atingiram Alegrete. Temos necessidade de recursos para custeio na parte urbana e problemas com longos períodos sem energia elétrica. Com as águas baixas, já retiramos mais de 200 toneladas de resíduos da área urbana. As pessoas perderam mobília e nossos agricultores tem dificuldades para trafegabilidade diante dos problemas causados pelas cheias”, concluiu. Preta entregou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o relatório elaborado pelo IRGA com as perdas do setor orizícola.

O ministro Gilberto Occhi deixou clara a preocupação da presidenta Dilma Rousseff com a situação de emergência das cidades do Rio Grande do Sul e prometeu agilidade na liberação de recursos. Além disso, Occhi também falou da atenção do governo no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Quanto a moradias, existe um reconhecimento do Ministério da Integração que há recorrência de áreas afetadas por inundação permite que as famílias sejam reassentadas, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Para isso, as Prefeituras precisam apresentar um estudo que comprove a recorrência do fenômeno climático e um projeto que contemple uma nova destinação para a área que será desocupada.

Foi deliberado que em uma semana o Consórcio apresentará ao Ministério da Integração o relatório de todas as reais necessidades de infraestrutura dos municípios. "O consórcio tem um papel fundamental nesta empreitada, já que temos muitas pautas em comum. Estamos preparando este relatório desde o primeiro dia", diz o prefeito Erasmo Silva.

FOTO: Adalberto Marques
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19