X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/09/2015
Mais uma agroindústria credenciada pelo SISBI/SUASA em Alegrete
O Mercado Ícaro recebeu na manhã desta quarta-feira (16) da Administração Municipal o alvará sanitário que o autoriza a comercializar seus produtos agroindustriais de origem animal em todo o território nacional. O empreendimento é o quarto em Alegrete a ter seu credenciamento confirmado pelo Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal (SUASA)

Em 2011 a Prefeitura do Alegrete encaminhou a adesão do seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Desde então o SIM, coordenado pelo médico veterinário Gabriel Charão, tem trabalhado na orientação e fiscalização das agroindústrias, a fim de adequá-las às normas e garantir inocuidade, qualidade na produção, combate ao abigeato e crescimento econômico às empresas. "Nosso município está de parabéns. Temos cada vez mais empregos nascendo nas 40 empresas que estão no SIM", confirma o secretário Alberto Prates.

O Mercado Ícaro produz linguiças e charques no estabelecimento da Rua Barão do Cerro Largo, empregando diretamente 20 pessoas. Ao lado da família, o proprietário Alceu Palaoro anunciou a intenção de buscar fatias de mercado em municípios vizinhos e região metropolitana, além de variar a produção. "Vocês vão encontrar em Porto Alegre os produtos do Ícaro. Tenho certeza de que vai acontecer", garante. Segundo a presidente da Associação Alegretense de Agroindústrias (Alegro), Thaís Lopa, a entidade pensa em investir em franquias que possibilitem o apoio logístico para a distribuição em todo o país.

A vice-prefeita Preta Mulazzani lembrou da resistência inicial com o novo sistema de inspeção e elogiou as empresas que "souberam fazer desse limão uma limonada. É na dificuldade que a gente cresce". O histórico de polêmicas por conta da adesão ao SISBI/SUASA também foi citado pelo prefeito Erasmo Silva: "temos que fazer o que a gente pensa ser o certo. Às vezes a gente erra ou não é popular, mas não nos enganamos: hoje vemos esses produtos disputarem qualidade. Tudo isso se vocês acreditarem que podem", disse.

FOTOS: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias