X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
05/10/2015
Comitê Pró-Energia Eólica visita obra da torre anemométrica no Ibirocai
A construção da primeira torre anemométrica com abrangência sobre Alegrete está em andamento na localidade do Ibirocai. O Comitê Municipal Pró-Energia Eólica conferiu na última quinta-feira (1) as obras da estrutura na área localizada já no município de Uruguaiana, próxima ao limite com Quaraí e Alegrete.

Nas proximidades da BR 290, a visita aconteceu durante a viagem do grupo à Uruguaiana para a palestra "Energia Eólica: Instalações de Bases Eólicas em Uruguaiana", evento no Parque Agrícola e Pastoril com a presença de especialistas no tema, autoridades políticas, empresários e representantes de outros municípios da região. O evento promovido pela Prefeitura de Uruguaiana contou com a participação do Engenheiro Franklim Fabrício Lago, gerente do departamento de engenharia de geração da Eletrosul e o deputado estadual Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar Pró-Energia Eólica.

A construção da torre de 120 metros havia sido confirmada ao comitê no início de setembro em Florianópolis pelo diretor de engenharia e produção da Eletrosul, Ronaldo Custódio. O equipamento fará a coleta de dados sobre a intensidade dos ventos por três anos, conforme padrões do Ministério de Minas e Energia. O levantamento baliza os investimentos em parques eólicos nas áreas abrangidas. "Temos todas as ferramentas necessárias para aproveitar esse potencial. Estamos confiantes por que as perspectivas são positivas ", avalia o prefeito Erasmo Silva.

O comitê organiza para 29 de outubro um seminário que tratará em Alegrete sobre as possibilidades de investimentos no setor, oportunidades para setor privado na cidade, plano de expansão da rede de distribuição de energia da Eletrosul na região, o case dos municípios onde já foram instalados parques eólicos, questões legais e licenciamento ambiental. A inauguração da torre anemométrica do Ibirocai também estará na programação. "O trabalho conjunto entre sociedade e Poder Público no comitê quer ajudar a traduzir para a cidade esse setor que abre novas oportunidades para Alegrete", resume Preta Mulazzani, coordenadora do grupo.

FOTOS: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias