X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
28/09/2015
Inaugurado o telecentro comunitário do Polo do Rincão do 28
A comunicação via satélite já está encurtando as distâncias entre o maior município em extensão territorial do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado, no último sábado (26), o Telecentro comunitário da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Silvestre Gonçalves (Polo do Rincão do 28).

O telecentro comunitário, que recebeu o nome Clemente Rodrigues da Silva, homenageando um importante membro da comunidade escolar daquele educandário, tem como objetivo não só proporcionar o acesso à internet aos alunos da escola, mas também aos moradores da região. “Agradeço pela lembrança do nome do meu pai. Nossa família está muito orgulhosa”, comenta a filha do Homenageado, Vera Ângela da Silva.

Além de marcar o início do acesso gradativo à internet nos polos rurais, a inauguração do telecentro fechou a semana de comemorações do aniversário de 21 anos da EMEB Silvestre Gonçalves. Para a diretora da escola, Cimara Severo, “esta inauguração é um momento muito importante porque, além de estarmos comemorando o aniversário da escola, estamos celebrando a conquista do nosso telecentro”.

O telecentro é uma das 11 salas de informática dos polos educacionais da zona rural que foram conectados recentemente através do Programa Gesac, do Ministério das Comunicações, que fornece internet via satélite em locais remotos do país. A iniciativa representa incluir digital e socialmente milhares de pessoas.

Para o secretário de Educação e Cultura, as salas de informática nas escolas só fazem sentido se a comunidade escolar puder ter acesso à internet. “A qualificação das salas de informática com o acesso à internet via satélite é importante porque estes locais só têm sentido se puderem promover a inclusão digital nas comunidades onde estão inseridas”, comenta.

A vice-prefeita Preta Mulazzani destacou a importância da comunidade escolar estar sempre unida não só para elaborar demandas, mas também para comemorar conquistas. “É muito bom que possamos estar aqui reunidos para comemorar o aniversário da escola e a inauguração do telecentro, que vai oferecer um espaço qualificado para a inclusão digital”, afirma.

Após a solenidade de inauguração, o professor William Medeiros apresentou uma demonstração de como o novo telecentro já está sendo usado como instrumento de aprendizado. Alunos da oitava série demonstraram como, a partir de um software, eles aprenderam criar jogos de computador.

Para o prefeito Erasmo Silva a inauguração do telecentro reflete a preocupação da Administração Municipal em atender as necessidades tanto da população urbana, quando do campo. “É muito bom quando a gente tem a possibilidade de melhorar a casa da gente, que é o Alegrete. É melhor ainda quando conseguimos trazer melhorias também ao campo que, apesar de distante, é tão importante quanto a cidade”, conclui.


FOTOS: Andressa Benites
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias