X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/07/2015
SAMU realizou 892 atendimentos no primeiro semestre de 2015
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemora seus cinco anos de atuação em Alegrete com uma atividade integrativa que teve seu início na manhã desta sexta-feira (10), no Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), no Centro Social Urbano. Em sua segunda edição, a atividade tem em sua programação palestras, demonstrações de técnicas e simulações de atendimento.

Prestigiaram o evento representantes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil, além de enfermeiros e agentes comunitários de saúde e opresidente do Conselho Municipal de Saúde, José Machado de Andrade, que na oportunidade parabenizou o trabalho da equipe do SAMU.

Em Alegrete, o serviço que tem sua base no Centro Social Urbano conta com uma equipe formada por 12 profissionais, sendo um enfermeiro (coordenador), cinco técnicos em enfermagem e seis condutores da ambulância. Com média de 5,28 chamados por dia,só no primeiro semestre o SAMU fez 892 atendimentos.

Para a secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego, o trabalho realizado pelo SAMU não é só importante em função do serviço de resgate de urgência e emergência, mas também por sua atuação educativa. “O SAMU hoje não faz só trabalho de resgate, ele também ministra palestras e atua junto à comunidade, integrando, assim, a rede municipal de saúde”, afirma.

A vice-prefeita Preta Mulazzani parabenizou a equipe do SAMU pelo trabalho que vem desempenhando no município. “Tenho muito orgulho da equipe que temos, porque tenho certeza que são profissionais qualificados e que não só são comprometidos com o trabalho que desenvolver, como são comprometidos com a vida”, comenta.

A primeira atividade do evento foi a palestra ministrada pelo coordenador do SAMU em Alegrete, José Eduardo Farias, em que ele abordou o funcionamento do serviço, como por exemplo a regulação médica, que é o sistema utilizado pelo SAMU em todo o Brasil para a triagem dos atendimentos. É por meio desse instrumento que o regulador do sistema define a prioridade de atendimento e evita deslocamentos desnecessários da equipe plantonista, como em casos de trote.

FOTOS: Andressa Benites
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19