X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/07/2015
Audiência pública apresenta projetos de revitalização de aeroportos regionais
À convite da Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, apresentou na tarde desta quinta-feira (9) em Uruguaiana o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR). O evento aconteceu no SEST/SENAT com participação de componentes da comissão, autoridades da região e militares.

A vice-prefeita Preta Mulazzani representou o Executivo Municipal no evento, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Calovi. Também estiveram presentes vereadores, empresários, lideranças de classe e pessoas ligadas ao setor aeroviário. "É importante a participação da sociedade junto ao poder público. Mostra que a cidade vê a questão do aeroporto como fator fundamental para o desenvolvimento", afirma a vice-prefeita.

Na região, os aeroportos de Alegrete, Uruguaiana e São Borja estão contemplados pelo PDAR. O programa envolve 7,3 bilhões de reais para a reestruturação dos aeroportos, gestão com um novo plano de outorgas e subsídios para garantia de manutenção de linhas aéreas. "Vivemos em um ciclo vicioso: não tem voo por que não tem passageiro, e não passageiro por que não tem voo. Temos que criar estímulos para que as companhias aéreas mantenham os voos", explicou Padilha.

Os 15 aeroportos do Rio Grande do Sul estão subdivididos em três grupos, conforme o estágio de andamento do projeto. Alegrete está no grupo intermediário, onde os estudos preliminares estão com a análise concluída. O projeto da reestruturação do Aeroporto Regional Gaudêncio Ramos tem orçamento previsto de 26,7 milhões e inclui a ampliação da pista de pouso e da área de manobra, construção de um novo terminal e revitalização do existente, construção da seção de incêndio e sala de operação por instrumentos.

O projeto dá condições da operação no município de aviões de categoria 2C, como o ATR 42, bimotor turboélice de médio porte com capacidade de até 50 passageiros bastante utilizado para a aviação regional.

FOTO: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias