X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/07/2015
Prefeitura adere à REDESIM e ao Programa de Compras Governamentais do SEBRAE
Mais uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Prefeitura do Alegrete foi firmada na última quinta-feira (09). Na reunião, realizada no gabinete do Prefeito, gestores do SEBRAE trouxeram duas propostas de parceria, sendo uma para desburocratização para registro de novos empreendedores e outra para capacitação para compras governamentais.

Uma das propostas é a adesão do município de Alegrete à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial. Administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização de empreendimentos, a iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Outra novidade é a inclusão de Alegrete no Programa de Compras Governamentais do SEBRAE, que disponibiliza capacitação para os setores das prefeituras que realizam os processos de compra. Além de capacitar os servidores, o programa também tem como objetivo a capacitação de empreendedores locais que tenham interesse em vender produtos e serviços para as prefeituras.

As duas propostas foram aceitas informalmente e já foram dados os encaminhamentos necessários para que as parcerias sejam oficializadas o mais rápido possível. A consultoria Compras Governamentais do SEBRAE para o Setor de Compras da Prefeitura e para os empreendedores locais já começa em agosto e a previsão de implantação da REDESIM é de até 60 dias.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SMICS), Arnaldo Paz Filho, Alegrete foi escolhido como um dos 30 municípios para expansão da REDESIM no Rio Grande do Sul porque já vem desburocratizando os serviços prestados aos empreendedores. “A secretaria já avançou bastante da desburocratização dos processos para aqueles que querem abrir ou ampliar seu empreendimento e, por isso, foi contemplada. Com a adesão à REDESIM, a emissão de alvarás vai ficar mais simples, o que agiliza o trabalho da SMICS e facilita a vida dos empreendedores”, explica.

FOTO: Andressa Benites
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias