X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
25/05/2015
Erasmo e Preta trazem de Brasília a garantia da continuidade dos repasses
O ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal não deve determinar prejuízos definitivos no repasse de recursos para Alegrete. Esta é a conclusão a que chegaram o prefeito Erasmo Silva e a vice-prefeita Preta Mulazzani após quatro dias de incessante articulação em ministérios e gabinetes parlamentares na capital federal. O diretor de comunicação, Paulo André Dutra, os assessorou no roteiro.

Diversas áreas estiveram na pauta: máquinas agrícolas, pavimentação, regularização fundiária, saúde, programas sociais, infraestrutura rural e esporte e lazer. A informação tomada principalmente nos setores de coordenação, tais como Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais, e também junto aos deputados visitados, é de que os cortes definitivos afetarão os projetos em restos à pagar (anteriores a 2013) sem movimentações relevantes. "Não existe nenhum projeto de Alegrete nesta situação. Todos estão em andamento, com aprovação da Caixa Federal ou mesmo com licitações concluídas, esperando ordem de início", relata a vice-prefeita Preta Mulazzani. Os projetos de 2014 não serão afetados pelo contingenciamento.

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - com relação à UPA, a agenda da manhã de quinta-feira (21) no Ministério da Saúde confirmou a inexistência de pendências técnicas e a inclusão de Alegrete na relação das unidades a serem habilitadas oficialmente. Segundo informações colhidas no setor técnico, o ministro Arthur Chioro deverá emitir portaria assim que concluído o trâmite do ajuste fiscal, credenciando o município a receber recursos mensais para custeio. Existe também a garantia do repasse retroativo a dezembro de 2014, quando da inauguração da UPA.

As agendas no Ministério da Saúde, que contaram com a participação da secretária Maria do Horto Salbego, também incluíram a visita ao coordenador de saúde mental, álcool e drogas, Dr. Roberto Tykanori, quando foi apresentado um projeto para cuidado de pessoas usuárias de álcool e drogas.

MINISTÉRIO DAS CIDADES - também na manhã do dia 21, com a intermediação do vice-governador José Paulo Cairoli, o prefeito Erasmo Silva reuniu-se com o assessor especial do ministro Gilberto Kassab, Jânio Barbosa, buscando a liberação dos recursos do recapeamento da Rua dos Andradas e regularização fundiária da Nova Brasília. Ambos aprovados na Caixa Federal e com licitação concluída, houve a confirmação imediata da liberação dos recursos em no máximo 10 dias. "O contato direto com os agentes responsáveis pelo andamento do processo torna essencial a presença do prefeito e da vice em Brasília. Quem não tem relações não consegue resolver. O vice-governador foi um grande parceiro neste momento", confirma Erasmo.

PROGRAMAS SOCIAIS - na quarta-feira (20), Erasmo e Preta, acompanhados do assessor da coordenação de bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, o ex-deputado Paulo Ferreira, convidaram a ministra de desenvolvimento social e combate à fome, Tereza Campello, para a participação na 5ª Parada Gaúcha do Orgulho Louco.

À tarde, a agenda foi na secretaria executiva do MDS com a chefe de gabinete Sônia Moraes, tendo como pauta a liberação dos recursos para a construção do Centro de Referência em Assistência Social do Bairro Vila Nova. A informação é de que não há previsão de contingenciamento deste recurso, corroborando o que já havia sido confirmado pelo ministro Eliseu Padilha nas agendas de segunda-feira (18). O CRAS do Bairro Saint Pastous, já licitado e com recurso garantido, deverá ser iniciado nas próximas semanas.

REPASSES CONCRETIZADOS - alguns projetos arrolados como pendentes já estavam com seu repasse efetivado. Para a Praça da Juventude houve o depósito recente de 295 mil reais, repondo aos cofres do município o valor pago para que a obra tivesse continuidade. "Pretendemos concluir e inaugurar esta obra até julho, se necessário com o aporte do município. A Secretaria de Relações Institucionais está nos auxiliando na liberação dos valores", afirmou Erasmo após a agenda com o assessor da SRI, Francisco Veríssimo, na manhã de quarta-feira.

Para aquisição de uma motoniveladora e uma pá carregadeira pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, houve o repasse de 40% do valor necessário, ficando pendentes ainda cerca de 650 mil. O secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo, Caio Rocha, garantiu o repasse integral até junho.

CÂMARA - prefeito e vice estiveram também, reunidos em diferentes momentos com os deputados Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (PMDB), José Fogaça (PMDB), Luís Carlos Heinze (PP), Paulo Pimenta (PT), Dionílson Marcon (PT) e João Derly (PCdoB) e Henrique Fontana (PT). "Temos muito a agradecer aos deputados que ajudam Alegrete a abrir muitas portas em Brasília. Com isso temos garantido muitas conquistas para nossa comunidade", reconhece Preta Mulazzani.

FOTOS: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias