X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/06/2015
Revitalização do Regalado: começa a construção da Avenida de Integração
O principal mecanismo de contenção das enxurradas do projeto de Revitalização do Arroio Regalado começa a virar realidade. Está em andamento a construção da Avenida da Integração, via de 2.500 metros que interligará a Avenida Brás Faraco com a Rua Daltro Filho às margens do arroio.

A avenida percorrerá os bairros Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano com ciclofaixa, duas faixas de rodagem, calçadas nos dois lados e estacionamento em um sentido. Tem investimento de R$ 6.335.645,55 do Governo federal através do PAC 2, com prazo estimado em 18 meses. A revitalização do arroio tem prazo de dois anos.

O prefeito Erasmo Guterres Silva, a vice-prefeita e coordenadora do projeto, Preta Mulazzani, secretários, diretores, vereadores, membros da comunidade e imprensa visitaram na manhã desta segunda-feira (15) o canteiro de obras no Bairro Vila Prado, onde estão em execução o acesso à avenida, o desvio no trecho do arroio e a locação da obra. "Esta é a materialização do projeto que começou em 2009. Além de ser a solução de quase 100% das enxurradas, vai ser uma grande perimetral para a entrada da cidade", completa Erasmo.

No local, próximo à Rua Guarani, o Arroio Regalado sofre intervenção no seu curso para impedir que as moradias voltem a ser atingidas pela elevação das águas. Um poço com dois metros de profundidade, circundado por muros de gabiões, terá a função de diminuir a velocidade da enxurrada.

AÇÕES ANTERIORES - a intervenção no leito do Arroio Regalado e a construção da Avenida da Integração não são os primeiros itens a terem andamento. Em janeiro de 2015, foram entregues as 100 moradias do programa Minha Casa Minha Vida para as famílias retiradas das áreas de risco. Os conjuntos habitacionais nos Bairros Maria do Carmo e Nilo Gonçalves possuem infraestrutura, condições sanitárias e acompanhamento social adequado à nova realidade das famílias.

Também está em andamento a regularização fundiária dos 491 lotes Bairro Sepé Tiaraju. Desde fevereiro a empresa GEO Consultores Engenharia e Meio Ambiente vem trabalhando no processo, primeiramente com diagnóstico social, pesquisa censitária dos ocupantes, realidade sócio-econômica e criação de um Plantão Fundiário para atendimento e orientações. O Plantão Fundiário funciona na Rua das Américas, 455, pela manhã das 9h30min às 12 horas e à tarde das 14 horas às 19h30min.

DEMAIS FASES - o consórcio vencedor da licitação global para a execução das obras estruturantes vai trabalhar na canalização do córrego que corta o Bairro Sepé Tiaraju e a intervenção na confluência com a Rua Daltro Filho, onde uma ponte ampliada substituirá a atualmente existente. No total, estas obras terão um custo de 17,1 milhões de reais. "A recuperação do Regalado tem nos desafiado por muito tempo, pela grandeza e complexidade do projeto. Este novo passo dado concretiza o trabalho de muitas pessoas que estão fazendo o melhor por Alegrete", resume Preta Mulazzani.


FOTOS: Andressa Benites
Últimas notícias Ver todas notícias