X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
08/04/2015
Dia de festa na inauguração da ESF Piola
A entrega de obras públicas tem acontecido com constância em Alegrete. Após a Unidade de Pronto Atendimento, Parque Nehyta Ramos, 100 casas da Revitalização do Regalado e EMEI Palmira Palma, na tarde desta terça-feira (7) foi a vez das comunidades dos bairros Piola, Gamino, Renascer, José de Abreu, Novo Lar e Olhos dÁgua comemorar a nova sede da equipe da Estratégia de Saúde da Família da região.

As honras da casa ficaram à cargo do presidente da associação de moradores do Bairro Piola, Antônio Carlos Monteiro, que resumiu o sentimento da comunidade: "é um dia de festa por que é um pedido muito antigo. O posto anterior estava deteriorado, chovia. Agora temos uma unidade à altura da comunidade", contou, para resumir: "a saúde de Alegrete está de parabéns".

O investimento no bairro foi lembrado pela vice-prefeita Preta Mulazzani, em que destacam-se a quadra poliesportiva, a revitalização da EMEI Nossa Senhora das Graças e a praça com a concha acústica. "Hoje estamos celebrando uma conquista que é resultado da reivindicação da comunidade. São momentos como esse que dão sentido à política", entende.

A presidente do Legislativo, vereadora Judete Ferrari, se disse emocionada com as palavras do líder comunitário. "A gente faz muita crítica aos maus feitos, e deve ser assim, mas também temos que agradecer aos bons feitos. Tem a hora de comemorar", afirmou.

Segundo a secretária de saúde Maria do Horto Salbego, a demanda foi apresentada pela comunidade nas pré-Conferências de Saúde em 2011. O município começou então a tratar da captação de recursos e o projeto arquitetônico foi apresentado á comunidade em audiência pública na sede da associação em 2012, quando a equipe passou a trabalhar em um imóvel alugado enquanto o prédio antigo era demolido. A obra contou com 150 mil reais captados junto ao Governo Federal pelo Programa de Requalificação das UBS, mais 115 mil reais do Governo do Estado através da Consulta Popular e 108 mil reais em recursos do município. Além disso, 16,5 mil reais foram aplicados na área externa (paisagismo, grama, bancos, cercamento, portão e calçada interna), parte de outro recurso da Consulta Popular (125 mil reais) para a aquisição de mobiliário e ainda a utilização de verba restante da praça vizinha à UBS na construção da calçada externa.

Ainda houve um imbróglio jurídico para a regularização da área, no qual houve a compreensão da comunidade. A obra de fato teve início em setembro de 2013 e foi concluída em outubro de 2014. "Fazer a obra não é o mais difícil. Demoramos mas conseguimos. O que não é fácil é ter uma comunidade que mude o padrão da utilização do espaço", realça a Maria do Horto.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luís Machado de Andrade, desejou um bom trabalho à equipe da unidade e reafirmou a atenção do órgão às necessidades da comunidade. A coordenadora adjunta da 10ª CRS, Vanda Dorneles, enfatizou que "a coordenadoria está de portas abertas às ações do município".

A UBS da Vila Piola foi a nona a ser construída desde 2009. O prefeito Erasmo Silva reforçou os dados da rede de atenção básica, em que nos últimos seis anos houve crescimento de duas para 18 equipes de ESF e diminuição da mortalidade infantil. "Sonhar é o primeiro passo para realizar as coisas. Construções como essa não têm sentido sozinhas, mas sim pela qualidade dos profissionais que estão por trás delas", destaca.

FOTOS: Andressa Benites
Últimas notícias Ver todas notícias