X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/12/2014
SMEC discute avaliação de gestão das escolas com os conselhos escolares
Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) reuniu-se com as representações dos conselhos escolares das escolas da rede municipal de ensino, no Salão azul do centro Administrativo Municipal, para apresentação e discussão do instrumento de avaliação de gestão das escolas.

A gestão de cada estabelecimento de ensino será avaliada a partir de duas outras avaliações: a do seu conselho escolar e a avaliação feita pelos setores da SMEC. A avaliação do conselho escolar é feita com base em um questionário com 84 práticas avaliativas relacionadas ao desempenho da gestão, em que os avaliadores devem atribuir nota de 01 a 10 para cada item avaliativo. Caso haja algum item que o conselho ache relevante e que não esteja contemplado no questionário, a avaliação também pode ser feira por escrito.

Já no caso da avaliação feita pelos setores da SMEC, o instrumento contém 18 formulários que avaliam 5 práticas da gestão escolar. Assim como o outro questionário, aos itens a serem avaliados devem ser atribuídas notas de 01 a 10. Após a somatória a todos os pontos, será considerada insatisfatória a gestão que, nos dois processos avaliativos, não atingir 50% do total de pontos que poderiam ter sido atribuídos nas avaliações.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, a expectativa é de que no próximo seja criado um novo instrumento avaliativo, em que a própria secretaria será avaliada pelas escolas. Para ele, a avaliação dos conselhos é importante porque eles são a representação da comunidade escolar. “O conselho não deve ter receio de sentar e conversar com a gestão da escola para dialogar sobre pontos positivos e negativos. É apenas com diálogo que poderemos conseguir garantir a democracia nos processos de gestão”, afirma.

FOTO: Andressa Benites
Últimas notícias Ver todas notícias