X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
21/01/2015
Convênio assinado para a reforma da Balsa do Mariano Pinto
Antes de sair em férias na última sexta-feira (16), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Erasmo Silva assinou convênio entre os municípios do Alegrete, Maçambará e Itaqui para o conserto e reativação da balsa que faz a travessia do Rio Ibicuí, na localidade do Mariano Pinto, divisa entre Alegrete e Itaqui.

A balsa, que estava desativada há cerca de um ano, é um importante meio de escoar a produção e o fluxo de veículos e de pessoas, beneficiando os três municípios. "A RS 566 e a travessia são instrumentos fundamentais para o aprofundamento da integração regional", caracteriza a agora prefeita em exercício Preta Mulazzani.

O convênio prevê o custeio das despesas com estudos e serviços preliminares, material, mão de obra, bem como as taxas de vistoria e de liberação sob responsabilidade dos três municípios, sendo a divisão do investimento em 33,34% para Maçambará e Alegrete e Itaqui com 33,33% cada.

Além disso, o convênio também estabelece a divisão de responsabilidades entre os conveniados. A Maçambará cabe os procedimentos administrativos, como a licitação e a assinatura do contrato com a empresa que vai realizar a obra. Fica também a cargo daquele município arrecadar o dinheiro junto aos demais conveniados e fazer o pagamento à empresa que será contratada e, depois da obra pronta, encaminhar junto à Marinha Brasileira a liberação da balsa para operações. A Alegrete e Itaqui cabe a fiscalização da obra juntamente com Macambará. O convênio tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

Erasmo Silva agradeceu a participação dos vereadores Rudi Pinto (PDT), Cabeto (PDT) e Márcio Amaral (PMDB) nas tratativas para a concretização do convênio, bem como os prefeitos Albérico Copetti, de Maçambará, e Gil Marques, de Itaqui. "Sempre dizemos que sozinhos não fazemos nada. Todos queremos fazer mais e melhor por nossas cidades e cada um fez a sua parte nesse caso", garantiu.

FOTO: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias