X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
19/01/2015
Agroindústrias de Alegrete em crescimento
O ano de 2014 foi de grande evolução para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A qualidade do serviço de inspeção, que já é referência dentro de fora do estado, também garante a sanidade dos produtosde origem animal das 34 agroindústrias e dos dois abatedouros que estão sob fiscalização do SIM.

A prova disso é que todos os estabelecimentos fiscalizados pelo SIM obtiveram ótimo crescimento em seu segmento na cidade. Atualmente, as agroindústrias de Alegrete geram, diretamente, aproximadamente 96 empregos nas 34 empresas registradas no serviço como produtoras de produtos de origem animal. "O desenvolvimento das agroindustrias sempre foi tratado com seriedade e compromisso pela administração e os resultados demonstram o acerto da opção", garante a vice-prefeita Preta Mulazzani.

Todas as empresas registradas no SIM são frequentemente fiscalizadas através de vistorias e análises microbiológicas e físico-químicas. O coordenador do SIM, o médico veterinário Gabriel Nunes Charão, salienta que as pessoas devem priorizar a compra e consumo de produtos fiscalizados.“Estes produtos têm garantia da qualidade e inocuidade trazendo segurança alimentar ao consumidor”, explica.

O total de produtos fiscalizados produzidos pelas agroindústrias foi de 21.731kg de charque, 44.446,5kg de linguiça, 29.491.9kg de queijos, 1.700kg de mel (com produção prejudicada pelos longos períodos de chuva), 43.171 litros de leite, 16.334 litros de iogurte e 800 kg de carne moída.

Já os matadouros alegretenses abateram 3.045 cabeças de bovinos, 590 suínos, 98 bubalinos e 9.389 ovinos. Sendo que destas, cerca 7.200 carcaças de ovinos foram comercializadas para fora do município através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e com o carimbo da inspeção municipal de Alegrete.

Um exemplo do desenvolvimento das agroindústrias do município, pode-se destacar a recente aquisição de um novo veículo para transporte de linguiça da Agroindústria São Cristóvão, de propriedade de Sonia Machado, em razão do aumento de pedidos e necessidade de um melhor atendimento ao escoamento da produção. "Trabalhamos para que o SIM esteja credenciado pelo SUASA por entender que o produto de Alegrete tinha potencial de crescimento, mas também para melhoria na saúde pública", comemora o prefeito Erasmo Silva.

O secretário da Agricultura Alberto Pinheiro Machado Prates destaca a importância do SIM na saúde pública e na economia do município. “A comercialização de linguiça no ano que passou gerou aproximadamente R$ 450 mil no município, sendo um índice bem superior ao alcançado em anos anteriores”, comemora.

FOTO: equipe SMAP
Últimas notícias Ver todas notícias