X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
07/11/2014
ESF dos Bairros Assunção, Medianeira, São João, Independência e Porto dos Aguateiros é a 18ª equipe de Alegrete
A cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) amplia-se mais uma vez em Alegrete. No mês de outubro foi implantada a Unidade Básica de Saúde que atende os bairros Assunção, São João, Independência, Porto dos Aguateiros e Medianeira, área com 4.030 moradores. Com mais essa equipe, a Estratégia de Saúde da Família alcança 70% da população alegretense, com 18 equipes em funcionamento.

A unidade funciona em imóvel alugado na Avenida Eurípedes Brasil Milano, 2353. Esta ESF é atendida pela médica Juana Belkes, profissional cubana integrante do programa Mais Médicos, que atende juntamente com uma equipe composta por enfermeira e agentes comunitários de saúde.

Mesmo com pouco tempo de implantação, a UBS Assunção já está procurando se integrar as suas comunidades de referência, com a abertura de uma oficina de artesanato. Outra ação proposta é a criação de grupos de convivência, como gestantes, idosos, diabéticos e hipertensos. A dona de casa Ana Bianchi Ferreira da Costa aprovou a instalação da UBS próxima a sua casa. “Agora tenho atendimento perto de casa, com uma equipe atenciosa e que nos recebe bem. Além disso, vai ter a oficina de artesanato e já estou animada para participar”, comenta.

Na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Erasmo Silva e a vice-prefeita Preta Mulazzani visitaram a unidade com a diretoria de atenção básica da Secretaria de Saúde, Jaqueline Albânio, durante reunião de organização da equipe. "É muito importante a presença do gestor no local do trabalho das equipes, para que reconheçamos o empenho e a necessidades dos serviços que estão recém sendo estruturados", avalia Preta.

Erasmo Silva lembra do início deste processo de ampliação da atenção básica no município. "Tínhamos apenas duas equipes de saúde da família há seis anos. Só nos últimos seis meses foram criadas 10 equipes. Apenas estes fatos já seriam históricos, porém temos ainda outras novidades para o futuro próximo na área da saúde", garante.

FOTOS: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias