X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
09/09/2014
Ensino em Alegrete atinge em 2013 IDEB previsto para 2019
O anúncio do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2013 pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (5) trouxe uma boa notícia para Alegrete: o indicador da rede municipal saltou de 4,1 em 2011 para 5,1. A meta do MEC para o município projetava este resultado para 2019.

Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Para tanto, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb e a Prova Brasil. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. "O resultado não surge de graça. Ele reflete diversas ações da atual Administração Municipal, com investimentos pesados na infraestrutura das escolas, valorização dos educadores e formação continuada. Todos que apostaram na educação estão de parabéns", ressalta o prefeito Erasmo Silva.

O secretário de educação e cultura Jorge Sitó relata o trabalho realizado a partir dos índices de 2011, em que a Secretaria de Educação e Cultura avaliou áreas problemáticas e sistematizou reuniões focadas com equipes gestoras e coordenações pedagógicos. Relaciona o índice também com a articulação com universidades, desenvolvimento de ações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, GEEMPA, e macropolíticas como Fórum de Educação no Campo, de Educação Infantil, Seminário Latino-Americano e Semana Freireana. "Não aconteceu em vão. É fruto de trabalho rigoroso, árduo", analisa.

A vice-prefeita Preta Mulazzani prefere considerar o viés humano no sucesso do projeto educacional da Administração Municipal. "Os número são importantes, mas por trás deles existem pessoas. Representam projetos de vida que obtiveram sucesso em sua caminhada. Estes são os dados que mais nos alegram".

FOTO: arquivo
Últimas notícias Ver todas notícias