X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/09/2014
Criação de novas equipes leva saúde da família a 70% da população de Alegrete
A cobertura da estratégia de saúde da família amplia-se mais uma vez em Alegrete. Nesta segunda-feira (1) começou a funcionar no Bairro Emílio Zuñeda a unidade básica de saúde para cobertura da região, desta vez com duas equipes: uma exclusivamente para o Bairro Vera Cruz e outra para os Bairros Emílio Zuñeda, Liberdade, Saudade, Sepé Tiaraju, Vila Grande, Coronel Ênio Gouveia e Canjiqueira.

A unidade funciona em imóvel alugado na Rua Tenente Juvenal Nascimento nº 66. "A estruturação acontecerá aos poucos. Os serviços estão sendo instalados, mas o atendimento ocorre normalmente", explica a secretária Maria do Horto Salbego. A médica salvadorenha, Milagro Geraldina Barahona, dedicada à equipe da Vera Cruz, já atua no local com a equipe de enfermagem, agentes comunitários e serviços básicos. Até o dia 22, quando o médico cubano Iván Sotomayor passa a atender na unidade, a profissional dedica-se também aos demais bairros.

O prédio da UBS Vera Cruz será a maior já construído em Alegrete, com área de 425.82 m². Ficará localizado na área do antigo centro comunitário na Praça Raul Pilla, a poucos metros da unidade atual. Conta com 512 mil reais em recursos do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde. O segundo processo licitatório para definir a empresa que construirá o prédio será iniciado no próximo dia 15.

REORGANIZAÇÃO - a equipe sediada no Pronto Atendimento Médico (PAM) funciona desde julho. Cobre parte da Cidade Alta ao longo da Rua Bento Manoel, passando pela Praça General Osório, Bairros Independência, Porto dos Aguateiros e trecho da Avenida Eurípedes Brasil Milano já no Bairro São João. A equipe da unidade está completa, contando com a médica uruguaia Katheryn Loanna Fernandes, agentes de saúde, enfermagem, técnicos e consultas especializadas.

Com a implantação da ESF da Vera Cruz, que incorpora também o Bairro Vila Grande, o atendimento da unidade da Vila Prado foi redistribuído. Agora, além de Prado e Progresso, a equipe atende também ao Bairro Pedreiras. Também com equipe completa, a UBS Prado tem atendimento com o médico Wladimir Uszacki.

Com a reorganização e ampliação, a Estratégia de Saúde da Família alcança 70% da população alegretense, com 16 equipes em funcionamento. "Estamos bastante satisfeitos. Depois de avançar fortemente na zona leste, agora é a vez da Cidade Alta. Aos poucos todo o município vai sendo coberto, na cidade e interior", reforça a vice-prefeita Preta Mulazzani. "Temos orgulho de constatar que a saúde alegretense nunca esteve tão bem aparelhada, com estruturas novas, equipes completas e médicos em todas as unidades", destaca o prefeito Erasmo Silva.

FOTO: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19