X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/09/2014
Alegrete busca sua centelha da Chama Crioula no Marco das Três Divisas
A chama que representa o amor ao Rio Grande e à tradição já chegou ao município de Alegrete. Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), no Marco das Três Divisas, às margens da BR-290, a solenidade de distribuição da Centelha da Chama Crioula aos quatro municípios que compõem a 4ª Região Tradicionalista (4ª RT).

Na solenidade, estiveram presentes autoridades civis e militares, coordenadores dos Festejos Farroupilhas de Alegrete, Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quaraí, além de representantes de entidades tradicionalistas dos quatro municípios da 4ª RT.

A centelha da região vinha sendo conduzida por cavalarianos de Cruz Alta até o Marco das Três Divisas desde 16 de agosto, quando aconteceu a cerimônia oficial de acendimento da Chama Crioula do Estado. “Desejo aos cavalarianos que vão levar as centelhas às suas cidades, que a levem com o mesmo amor, civismo e orgulho com que ela foi trazida ao Marco”, disse a coordenadora da 4ª RT, Ilva Goulart.

Para o coordenador dos Festejos Farroupilhas, Cléo Trindade, a Semana Farroupilha é um momento não só para festejar, mas para perpetuar o cultivo às tradições. “Que essa Semana Farroupilha seja um exemplo de paz e civismo, para que possamos cultivar nossa tradição e deixar a nossa cultura para os jovens”, afirma. O prefeito Erasmo Silva, parabenizou o movimento tradicionalista pelo empenho em manter viva a tradição. “O Movimento Tradicionalista tem em si tudo de bom que há no gaúcho: lealdade, companheirismo, orgulho e amor à tradição”, comenta.

A coordenação dos Festejos Farroupilha de Alegrete confirma para as 10 horas do dia 13 de setembro a cerimônia de acendimento da Chama Crioula e posterior entrega às entidades tradicionalistas do município no Monumento ao Expedicionário da Praça Getúlio Vargas.

FOTO: Andressa Benites
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias