X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
18/08/2014
Saúde do trabalhador debatida durante dois dias em Alegrete
Durante dois dias, 240 pessoas, dentre trabalhadores da saúde, secretarias de saúde dos 11 municípios compreendidos na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, líderes sindicais e técnicos em segurança do trabalho, participaram no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek do Seminário Regional de Saúde do Trabalhador.

Em sua segunda edição, o evento foi uma promoção do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador - Fronteira Oeste (CEREST Oeste), Conselho Gestor e Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Alegrete e do Conselho Municipal de Saúde.

No Brasil, pelo menos 700 mil trabalhadores sofrem por ano algum tipo de acidente no trabalho. Somente no Rio Grande do Sul, anualmente cerca de 55 mil acidentes vitimam trabalhadores. No último ano 166 morreram, o que significa que a cada dois dias um gaúcho morre em função de um acidente no exercício do seu trabalho, relatou o diretor do Cerest Oeste, Clímaco Carneiro na abertura do evento. “É neste contexto que o CEREST se insere, complementando a atenção básica em saúde, orientando e apoiando dos trabalhadores que tenha sofrido algum tipo de acidente”, explicou.

Sérgio Soares, representante do Conselho Gestor, lembrou da importância do investimento em prevenção de acidentes. “Precisamos de uma Saúde do Trabalhador voltada para a fiscalização e prevenção, para que os acidentes sejam cada vez menos frequentes”, afirma. Para a secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego, o CEREST, cumprir seu papel de apoio aos trabalhadores, também realiza um importante trabalho de vigilância e prevenção. “Agradeço ao trabalho de todos, que se empenham e fazem do CEREST um local acolhedor”, diz.

A vice-prefeita Preta Mulazzani parabenizou à organização do evento pelo conteúdo da programação, que contempla várias esferas de discussão sobre políticas voltadas à saúde do trabalhador. “Esse seminário está buscando a discussão não só na região, mas também de questões no estado, além de trazer um panorama nacional. Isso é importante porque, além da reflexão, estimula o debate e a troca de experiências”, conclui.

FOTOS: Andressa Benites
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias