X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
30/05/2014
35ª Feira do Livro faz do largo do Centro Cultural um jardim de ideias
O Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Hoauyek recebe a 35ª Feira do Livro de Alegrete entre os dias 02 e 08 de junho. Sob o tema “Articulando ações para uma Cidade Leitora”, o evento busca popularizar e democratizar a leitura, reunindo em sua programação diferentes manifestações artístico-culturais, palestras variadas, lançamento de livros e oficinas.

Promovido pela Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, em parceira com o Serviço Social do Comércio, a Feira do Livro contará pela primeira vez como apoiadoras as cinco instituições de ensino superior com atuação em Alegrete, reservando a elas espaço nobre para o desenvolvimento de programações específicas. Estarão na Feira a Urcamp, a Uergs, o Instituto Federal Farroupilha, a Unopar e a Unipampa.

Para patrono desta edição, foi convidado o escritor e publicitário Luiz Coronel, enquanto o escritor homenageado será o médico e escritor alegretense Alexandre Alves, coordenador do exitoso movimento do BookCrossing em nossa cidade.

PALESTRAS - entre os palestrantes, nomes como o do sociólogo Marcos Rolim, que abordará os 50 anos do Golpe Militar (sexta-feira, 06); do mestre em Literatura Marcelo Rocha, que falará sobre “Leitura, Crítica e Literatura, à margem dos clássicos” (quinta, 05); e da escritora Monique Revillion, que falará sobre o tema “O Conto: brevidade e tensão! (quarta, 04). Ainda como palestrante, a Feira contará com Gelson Weschenfelder, que abordará o tema "Filosofando com Super Heróis" e participará de um “Bate papo sobre as HQs”, com a Associação Nerd.

OFICINAS - serão mais de 20 oficinas, das mais diferentes temáticas. Desde oficina de contos, ministrada pelo escritor homenageado, Alexandre Allves, até oficinas de histórias em quadrinhos e de dança. A Associação Nerd também ministrará oficinas de RPG.

Informe-se junto ao Centro Cultural e confira qual o tema mais adequado para o seu interesse.

FLOR DE PESSEGUEIRO - pelos palcos da Feira do Livro, acontecerão as apresentações de Flor do Pessegueiro (noite de sábado, 07), concebido e dirigido pelo músico e compositor Túlio Urach, reunindo no mesmo espaço cênico as mais diversas formas de expressões artísticas, como música, poesia, artes circenses, artes plásticas e dança.

BONECOS MIRA - para o domingo, encerrando o evento, o espetáculo dos bonecos gigantes MIRA, do grupo de teatro De Pernas Pro Ar, de Canoas. Com uma arquitetura colorida e criativa, os bonecos encantam as crianças, estabelecendo uma boa comunicação com a platéia, marcada por gestos, dança, brincadeiras, risadas, cantos, e, até mesmo, lágrimas. Os bonecos gigantes do espetáculo "Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades" são livremente inspirados nas obras do artista plástico espanhol Joan Miró. "São bonecos pesados, mas que têm uma leveza nos movimentos", explica o diretor do grupo De Pernas Pro Ar, Luciano Wiezer.

PLANTANDO O 7 - nos dois primeiros dias da Feira. Haverão diversas apresentações do espetáculo de cunho ambiental Plantando o 7, oferecido às comunidades escolares através do patrocínio da Associação dos Arrozeiros e da CAAL. Plantando o 7 tem o objetivo de transmitir conhecimento sobre as boas práticas agrícolas por meio de contos clássicos infantis. O espetáculo faz parte do Programa Atuando com Responsabilidade, da FMC, que atua no setor de agroquímicos.

LANÇAMENTO DE LIVROS - três dias foram reservados para o lançamento de livros: quarta (04), quando a Ucamp promoverá sessões de autógrafos de diversos autores; quinta (05), com as sessões de autógrafos dos autores alegretenses; e no sábado (06), noite reservada para escritores de fora da cidade.

OS TEMAS - “Articulando ações para uma cidade leitora” é o tema central do evento, mas outras temáticas serão desenvolvidas nos trabalhos das escolas e dos parceiros. Os “20 anos da morte de Quintana” estarão sendo lembrados através de Mostra promovida pelo Museu Mario Quintana, da Urcamp, e da Mostra “O Alegrete de Quintana”, que acontecerá na Rodoviária, promovida pelo Centro Cultural, com exposição de banners de fotos de Dulce Helfer, a fotógrafa que melhor retratou a alma do poeta.

Também serão lembrados os 50 anos do Golpe Militar e a Copa do Mundo.

CONCURSO DE CRÔNICAS - na Feira, serão entregues os prêmios do Concurso de Crônicas Daniela Cunha, que este ano apresentou como possibilidades de inspiração justamente as temáticas trabalhadas na Feira. Para motivar os professores e professoras de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino a incentivar os alunos, foi ministrada uma Oficina de Crônicas, sob responsabilidade da pedagoga Sônia Mariza Dotto e do jornalista Paulo Berquó, diretor do Centro Cultural.

REVISTA DIGITAL - toda a programação da 35ª Feira do Livro, assim como as notícias alusivas ao evento, com destaque para poetas locais, está disponibilizada na Internet na Revista Digital da Feira do Livro, que pode ser conferida no site da Prefeitura de Alegrete e será amplamente compartilhada na Internet.

CONFIRA A PROGRAMAÇAO
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19