X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
27/05/2014
Ato lança proposta de reforma arquitetônica do Museu Oswaldo Aranha
Na noite desta segunda-feira (26) ocorreu o ato de lançamento da proposta de reforma arquitetônica do Museu Oswaldo Aranha. O evento, que foi realizado no próprio museu, teve a presença da Administração Municipal, representação da Câmara Municipal, Unipampa e da neta de Oswaldo Aranha, Zazi Aranha.

Na ocasião, arquiteta e urbanista Berenice Costa, que é especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos, mostrou sua experiência em restauração arquitetônica em cidades como São Gabriel e São Borja, onde atualmente é a responsável técnica da restauração do Museu Getúlio Vargas.

A etapa preliminar do projeto, que é a avaliação, diagnóstico e medição do espaço a ser restaurado, foi realizada junto com a Unipampa e já está concluída. O próximo passo será a elaboração do projeto de restauração arquitetônica e dos quatro projetos complementares, como o projeto elétrico, hidrossanitário, de climatização e o plano de prevenção contra incêndio, que serão elaborados juntamente com a Unipampa.

Depois de prontos, os projetos serão orçados e, a partir daí será feita a captação de recursos, que poderá ser feita via lei de incentivo à cultura. O Secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, parabenizou a direção do Museu Oswaldo Aranha pela iniciativa. “Mesmo que o projeto ainda esteja no início, ele já nasce com vigor para concorrer com grandes projetos para receber recursos”, comenta.

O prefeito Erasmo Silva ressaltou a importância da preservação do museu. “É importante essa movimentação pela restauração da história que temos aqui”, afirma. Já o vereador Adão Faraco, autor da lei que criou o Museu Oswaldo Aranha em 1984, deixou um pedido à direção do museu. “Gostei muito das idéias apresentadas aqui para a restauração do museu e, com isso, gostaria de faze um pedido: levem adiante este projeto. Não deixem que ele pare”, finalizou.

FOTO: Andressa Benites
Últimas notícias Ver todas notícias