X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/06/2014
Alegrete adere ao Programa RS na PAZ
Ainda durante a visita que o Governador Tarso Genro fez a Alegrete, foi firmado o convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura do Alegrete para a implantação do Programa RS na PAZ em Alegrete. Assinatura do termo de adesão foi feita durante o evento de lançamento do Programa “RS Mais Igual”, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, na tarde da última sexta-feira (13).

O Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, RSnaPAZ, busca um novo conceito para o princípio da segurança pública, a ideia de que o termo não seja apenas sinônimo de polícia, mas sim um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais. “A disseminação da cultura da paz precisa de ações integrados com a comunidade, trazendo na relação direta entre as pessoas a necessidade comum por mais qualidade de vida”, explica a vice-prefeita Preta Mulazzani.

As atividades do RS na PAZ começam com o diagnóstico das áreas de maior de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas.

É partir do diagnóstico inicial que será definido quantos Territórios de Paz serão implantados. Em cada um deles haverá uma base comunitária, observatório da segurança pública, ouvidoria, além de programas direcionados à juventude. O RS na PAZ trabalha prioritariamente com jovens entre 12 e 24 anos, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também envolvimento com o tráfico de entorpecentes. “Todos os programas que trouxerem a perspectiva de inovação para levar mais segurança à cidade serão bem-vindos pela nossa administração”, garante o prefeito Erasmo Silva.

FOTO: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Últimas notícias Ver todas notícias