X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
13/03/2014
Novos equipamentos para a qualificação da mecanização agrícola
O apoio à construção de açudes e preparo do solo em pequenas propriedades passou a contar nesta quarta-feira (12) com novos equipamentos. O trator de 90 cv NH, carreta agrícola, caminhonete S10 e a lâmina frontal foram adquiridos com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) do Governo Federal no valor de 212 mil reais.

A equipe municipal de mecanização agrícola possui atualmente seis tratores novos e seminovos, quatro antigos e uma equipe de sete funcionários. A primeira atividade do novo maquinário será no preparo de solo para as pastagens de inverno. A Secretaria de Agricultura e Pecuária tem até o momento 77 inscritos, somando 414 hectares, com 5,4 hectares em média por propriedade.

Um dos serviços acontece nos assentamentos da reforma agrária. A EMAM trabalho na construção de 26 açudes e bebedouros para dessedentação animal no Assentamento Novo Alegrete, passando ao assentamento Unidos pela Terra na próxima semana. “Finalmente estamos concluindo esta demanda que vem de algum tempo. Temos muito ainda a qualificar a estrutura dos assentamentos e estamos nos esforçando para isso”, garante Preta Mulazzani.

PLANTIO DIRETO - a pasta iniciou a visitação aos produtores assistidos e inscritos em diversas regiões do município para a implantação do sistema de plantio direto já nas pastagens de inverno. “A orientação aos produtores pretende diminuir ao máximo o sistema antigo de gradagem, evitando erosões, degradação do solo e agressão ao meio ambiente”, explica o secretário Alberto Prates. A substituição do sistema de plantio terá a coordenação do diretor José Eurico Costa. “O serviço público pode e deve trazer o que existe de mais moderno para a qualificação da produção rural, com a garantia de menor interferência no meio ambiente”, acredita o prefeito Erasmo.

FOTO: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias