X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
06/03/2014
Vacinação contra o HPV começa em 10 de março
As escolas das redes municipal, estadual e particular começam a receber no dia 10 de março a equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura do Alegrete para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). O público alvo é de 1959 meninas entre 11 e 13 anos. “A estratégia adotada pelo ministério pretende atingir 80% deste número com a aplicação da primeira dose no ambiente escolar”, explica a secretária de saúde Maria do Horto Salbego.

Introduzida neste ano pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação, a quadrivalente pretende reduzir em longo prazo a incidência de lesões de alto grau e verrugas genitais causadas pelo HPV, um dos principais causadores do colo de útero. O terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres tem anualmente 530 mil novos casos em média, com 275 mil mortes. “Apesar de ter a mulher como principal alvo, a campanha beneficia indiretamente também os homens. Este é uma importante ação de cuidado e prevenção”, alerta a vice-prefeita Preta Mulazzani.

A vacinação contra o HPV deverá chegar em 2015 às meninas entre nove e 11 anos e a partir de 2016 entrar na rotina para menores de nove anos.

OUTRAS CAMPANHAS – a imunização contra o HPV não será a única novidade no calendário básico de vacinação em 2014. Está prevista a introdução da vacina contra a hepatite A ainda em março para crianças entre um ano e um ano, 11 meses e 29 dias de idade.

A campanha contra o vírus gripe acontece entre 14 de abril e 2 de maio. A multivacinação e vacina contra poliomielite serão de 9 a 22 de agosto. “Temos bons índices de vacinação, em sua maioria atingindo as metas, e neste ano não pode ser diferente. A comunidade deve buscar as unidades e buscar a sua dose”, diz o prefeito Erasmo Silva.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias