X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/04/2014
Moradores acompanham obras do Projeto de Revitalização do Regalado
Enquanto a construção dos conjuntos habitacionais do projeto de revitalização do Arroio Regalado tem continuidade, a Prefeitura do Alegrete executa o projeto técnico social com as 100 famílias beneficiadas. Uma comissão eleita pelos moradores começou na última semana o acompanhamento das obras nos Bairros Maria do Carmo e Nilo Soares Gonçalves, onde puderam conhecer o loteamento, estrutura das casas, arruamento e futuras áreas de lazer.

O Bairro Maria do Carmo, entre a BR 290 e os bairros Novo Lar e Jardim Planalto, está 70% concluso. As 24 moradias alcançaram 90%, restando acabamento interno e pintura. A construtora realiza atualmente o arruamento. Na zona leste, as 76 casas do bairro Nilo Soares Gonçalves alcançaram 50% dos trabalhos. A primeira deve ser entregue até julho e a segunda até setembro. As habitações terão 45 m² de área construída e captação de energia solar para o abastecimento dos chuveiros.

“Adorei tudo, não vejo a hora de sentar na frente da minha casa nova pra tomar um mate sem o cheiro forte do valo”, comemorou Neuza Fagundes, que atualmente vive no Bairro Sepé Tiaraju em área constantemente atingida pelas enxurradas do Arroio Regalado e do córrego que corta a região. “Ficamos satisfeito pela grande maioria das famílias reconhecerem a importância do projeto para si e para a cidade. Esperamos que o conjunto da sociedade também acredite nessa idéia”, confia a vice-prefeita Preta Mulazzani, que coordena o grupo de trabalho da Revitalização do Regalado.

O PROJETO – a revitalização do Arroio Regalado tem investimento total de 17 milhões, aportados pelo Governo Federal através do PAC 2. Destes, 6,2 milhões para o reassentamento das 100 famílias em área de risco, através do Programa Minha Casa Minha Vida, e 10,9 milhões de reais para as obras de infraestrutura e revitalização do arroio.

Para evitar 90% das enxurradas, que afetam principalmente os bairros localizados acima da Rua Daltro Filho (Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano) serão necessários o alargamento do leito do Regalado e a substituição da ponte da Rua Daltro Filho. Na região do Bairro Prado a atual calha do rio será substituída por um canal alargado com cerca de 500 metros, dois metros de profundidade, câmara de dissipação com 1,8 m e proteção lateral com pedras. Próximo à Rua Daltro Filho um trecho de 250 m terá também a intervenção com muro de gabiões, que será transposta pela nova ponte com 30 m de comprimento e 12,3 de largura, comportando duas faixas de rodagem, ciclofaixa e passagem de pedestres.

O Bairro Sepé Tiaraju terá sua total regularização fundiária. A canalização do valo que atravessa o bairro terá 947 metros, iniciando na Rua Dionísio Vilarinho, passando pelas ruas Timóteo Bomback, Jacques D’Avray e Avenida das Américas, até o Arroio Regalado. Com o reassentamento das famílias, no local será construído um parque linear, possibilitando o investimento em infraestrutura urbana na região.

Os bairros ao longo do arroio serão interligados por uma avenida com 2,5 quilômetros, com início na Avenida Braz Faraco e fim na Rua Daltro Filho, que servirá também como barreira para as águas. A via comportará ciclofaixa, duas faixas de rodagem, calçadas nos dois lados e estacionamento em um sentido. “Toda a cidade será envolvida, não só as famílias reassentadas. O ganho em infraestrutura, saúde, habitação, qualidade de vida e auto-estima é incalculável”, acredita o prefeito Erasmo Silva.


Azul - cursos dágua
Azul escuro - intervenções no leito do arroio
Amarelo - macrodrenagem do valo do Bairro Sepé Tiaraju
Vermelho - Avenida de Integração
Verde - ponte da Rua Daltro Filho
Roxo - áreas de reassentamento das famílias


FOTO: Maicon Vieira
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias