X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
24/03/2014
Primeira ESF rural de Alegrete inaugurada na Vila do Passo Novo
A estratégia da saúde da família chega a cada vez mais pessoas em Alegrete. Nesta quinta-feira (20) a Prefeitura do Alegrete entregou mais uma unidade básica de saúde, desta vez no 2º distrito do Passo Novo. A comunidade da região participou em peso da solenidade de inauguração, bem como autoridades locais e estaduais.

Para sua estruturação, a unidade contou com recursos dos três níveis: federal, estadual e municipal. Ao total, 230 mil reais foram aplicados na construção e acabamento do prédio de 170 m², mobiliário e equipamentos. “Nem sempre as lutas mais justas são atendidas. Elas só se tornam possíveis quando encontram governos que tem a compreensão de que é necessário tomar essas medidas”, disse o deputado estadual Adão Villaverde, representando a Assembleia Legislativa.

A UBS abrange uma área com 2,7 mil pessoas, incluindo os moradores da vila, do subdistrito do Rincão do São Miguel e dois assentamentos da reforma agrária (Unidos pela Terra e Novo Alegrete). Para a secretária municipal de saúde, Maria do Horto Salbego, a inauguração constitui-se em um marco: “foi aqui que a administração municipal escolheu para começar a estratégia da saúde da família na zona rural. Esta é uma equipe diferenciada para atender uma comunidade que está longe”. Outras quatro UBS rurais estão sendo planejadas, adiantou a secretária.

Um dos quatro profissionais estrangeiros que vieram a Alegrete pelo Programa Mais Médicos atuará no ESF da região. O programa, segundo a secretária estadual de saúde Sandra Fagundes, é um divisor de águas. “Abre o sistema brasileiro para que comunidades como a de vocês tenha acesso a equipes completas de saúde com a presença do médico trabalhando oito horas por dia”, resume.

A prefeita em exercício Preta Mulazzani listou no ato as demais ações da administração municipal no Passo Novo, como a licitação da quadra poliesportiva e banheiro da Praça José Visintainer, bem como a academia de rua. Segundo “A inauguração é um ato que fecha um processo e abre de outro. Muitos passos foram dados, muitas pedras foram tiradas do caminho para chegarmos até aqui. Esse trabalho é resultado de esforço coletivo e da articulação”, afirmou.

FOTOS: Vanessa Barcelos
Últimas notícias Ver todas notícias