X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/11/2013
Contêineres do fundo de gestão compartilhada chegam à zona rural
O Fundo de Gestão Compartilhada entre Prefeitura de Alegrete e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está a render diversos frutos à comunidade alegretense. Formado em 2011, com recursos oriundos de 100% da taxa de esgoto e 15% do arrecadado com a distribuição de água, viabilizou diversos investimentos na área ambiental, infraestrutura e apoio em eventos.

Os 20 contêineres adquiridos recentemente com recursos do fundo foram alocados em pontos estratégicos da zona urbana e principalmente nas escolas no interior do município. Na última semana os polos educacionais do Durasnal, Caverá, Mariano Pinto, Angico, Rincão do São Miguel, Jacaraí, Encruzilhada e Pinheiros passaram a contar com um contêiner cada e nos próximos dias a entrega acontecerá na Conceição, Rincão do 28, Passo Novo e Jacaquá. Também podem ser encontrados nas Praças Getúlio Vargas e General Osório, Parque Ruy Ramos e calçadão, além de um itinerante para atividades do Programa Movimento da Vida e dois para demais eventos. “Cada uma das entregas foi acompanhada de palestras educativas sobre separação de resíduos. Queremos estimular principalmente os jovens da importância de reciclar”, explica o secretário de Meio Ambiente, Arildo Gonçalves de Oliveira.

O fundo consta do contrato de gestão associada assinado em 2010 com a Corsan para o saneamento básico e distribuição de água. Além dos contêineres, foram adquiridas as 350 lixeiras duplas em instalação na cidade, a nova geomembrana impermeabilizante no aterro sanitário, apoio estrutural em eventos com aluguel de banheiros químicos, a canalização do valo no Bairro Segabinazzi e 17 mil metros de bueiros para a rede pluvial. “Ultrapassamos 1,5 milhão de reais em ações que beneficiam diretamente o cidadão. Somente em bueiros para os bairros foram 800 mil reais. Isto é resultado do diálogo democrático com a sociedade que permeou a elaboração do contrato”, lembra a vice-prefeita Preta Mulazzani.

Outras ações resultantes do novo contrato estão em andamento. A ampliação da rede de esgoto avança no Bairro São João e alcançará os bairros Assunção, Cidade Alta, Independência, Medianeira e Praça da Lagoa. “Temos confiança na opção feita. Não por acaso nosso contrato é considerado modelo. Estamos constantemente cobrando as ações da Corsan para que alcancemos os melhoramentos projetados”, confirma o prefeito Erasmo Silva.

FOTO: Juliana Cardona
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias