X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
07/11/2013
Memorial Oswaldo Aranha busca a Lei Rouanet
A comissão responsável pela viabilização do Memorial de Osvaldo Aranha em Alegrete reuniu-se nesta terça-feira (5) no escritório de representação do Ministério da Cultura em Porto Alegre para orientação sobre o processo de inclusão do projeto na Lei Rouanet. Articulada pela vice-prefeita, a reunião contou com a participação da filha do político, diplomata e advogado alegretense, Zênia Aranha da Silveira, do vereador Adão Faraco (PMDB), do jornalista e colaborador da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Armando Burd, e da técnica da regional sul do MinC, Clara Cristina Zitkoski.

O primeiro passo será a atualização gratuita do orçamento do prédio pelo CREA/RS, em que houve a intermediação do deputado Frederico Antunes (PP). “Os contatos foram muito bons. Na próxima semana, a documentação será encaminhada ao CREA e o trabalho deve ser concluído entre 60 e 90 dias”, comenta Faraco.

Após este período, será elaborado o projeto para análise e inclusão na Lei Rouanet. Segundo Preta Mulazzani, a perspectiva é positiva: “percebemos o interesse genuíno do ministério, que se colocou a disposição para orientar o Instituto Memorial. Temos grandes condições de avançar na materialização de mais esse sonho”.

MEMORIAL - a ideia inicial da homenagem ao alegretense que foi prefeito, secretário de Estado, ministro de diversas pastas, deputado e alcançou o posto de secretário-geral da Organização das Nações Unidas iniciou há 20 anos. Passou ao longo deste período por um processo de amadurecimento e encontrou na atual Administração Municipal o apoio definitivo para que seja concretizado.

A instituição terá sede em um terreno de quatro hectares localizado às margens da BR 290, entre a Ponte do Rio Ibirapuitã e o atrevo de acesso à estrada que dá acesso ao Balneário Caverá. Doado pela Prefeitura de Alegrete em fevereiro de 2012, o espaço receberá o projeto arquitetônico de autoria do arquiteto Oscar Niemayer. “Todos queremos ver concretizada a homenagem a um dos alegretenses mais ilustres. O Executivo vai continuar contribuindo ao que estiver ao seu alcance”, reforça o prefeito Erasmo Silva.

FOTO: Vanessa Barcelos
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19