X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
04/11/2013
27,9 milhões para obras de saneamento em Alegrete
O Governo Federal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) confirmaram na última semana o aporte de mais 27,9 milhões para o saneamento básico em Alegrete através da quarta seleção do PAC 2. O diretor de relações institucionais, André Finamor, e o superintendente regional da Corsan, Maximiliano Moraes, estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) com o prefeito Erasmo Guterres Silva, a vice-prefeita Preta Mulazzani e o secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Calovi.

O chefe do executivo comemora a notícia: “o objetivo do município, que consta no recente contrato com a Corsan, é a universalização do tratamento do esgoto em 15 anos. Este recurso será definitivo nessa pretensão”. O recurso será investido na ampliação da rede para captação de esgoto, estações de bombeamento e linhas de recalque.

Obras oriundas de recursos captados anteriormente estão em andamento. No Bairro São João, a execução da rede coletora da bacia leste avança pela Rua Anita Garibaldi e, nos próximos dois anos, chegará a todas as vias compreendidas em um perímetro que alcança também os bairros Independência, Assunção e parte da Cidade Alta, Medianeira e Praça da Lagoa. A estação de bombeamento de esgoto (EBE), em licitação, ficará localizada na confluência das Ruas Anita Garibaldi e Pedro de Oliveira Palma, com uma linha de recalque ao longo desta última, alcançando a Avenida Eurípedes Brasil Milano até as proximidades da Rua Dr. Quintana. Esta rede alcança a EBE do Parque Nehyta Ramos, que lança os efluentes até a estação de tratamento de esgoto. O investimento neste trecho chega a 4,3 milhões de reais.

Também estão em processo licitatório a conclusão da EBE da Rua Venâncio Aires, a EBE do Bairro Ibirapuitã com o coletor-tronco que liga os bairros Nilo Soares Gonçalves e Promorar, e a EBE do Bairro Vila Nova e parte da rede coletora da região. “Com a execução desses projetos, Alegrete ultrapassará 60% de esgoto tratado. Essa é uma conquista da comunidade, que soube discutir e buscar de forma conjunta um contrato considerado modelo”, celebra Preta Mulazzani.

FOTO: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias